Festa do padroeiro de Macaé começa nesta quinta

23/06/2016 11:08:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

Programação começa com missa, às 19h, na Igreja de São João Batista, no centro

A festa do Padroeiro do município São João Batista começa, nesta quinta-feira (23), na Praça Veríssimo de Melo, às 19h. O evento conta com a realização da Santa Missa, leilão, sorteios de diversos prêmios, barraquinhas com comidas típicas, arraiá e shows. A programação segue até domingo (26).

Toda a renda da festa será revertida para as obras sociais da paróquia que ajuda instituições como o Recanto dos Idosos e a Fazenda Esperança. Este ano, mais uma vez, é realizada a ação entre amigos que vai sortear diversos prêmios, incluindo um carro zero quilômetro.

Nesta quinta-feira (23), a programação tem início às 19h, quando será celebrada a Santa Missa com a presença do bispo Diocesano, Dom Edney. O show da noite fica por conta da cantora Lita Lopes, a partir das 20h30.

Na sexta-feira (24), dia do padroeiro, as comemorações começam às 6h, com alvorada e apresentação da banda da Guarda Mirim de Macaé, às 8h, Santa Missa e almoço, às 12h. Às 16h30, a tradicional procissão em homenagem a São João Batista, seguida por Missa Campal. Para encerrar a noite, show com a banda Frutos Medjogorje.

A festa continua no sábado (25), às 18h, com Santa Missa; show com a banda Israel e arraiá, às 21h30, com a participação do Grupo Jovem Luz do Mundo. No domingo (26), a programação terá início ás 12h, quando será servido um almoço; Santa Missa, às 18h; show com a banda "Ir ao Povo" e o sorteio de vários prêmios, às 22h.

São João Batista, o profeta


Segundo o Evangelho de Lucas, João nasceu numa cidade do reino de Judá, filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Isabel, estéril e já idosa viu sua vontade de ter filhos satisfeita, quando o anjo Gabriel anunciou a Zacarias que a esposa lhe daria um filho que devia se chamar João.

Ao atingir a maturidade, Batista se encaminhou para o deserto e, nesse ambiente, preparou-se, através da oração e da penitência, para cumprir sua missão. Não cessava jamais de chamar os homens à conversão. João Batista passou a ser conhecido como profeta. Alertava o povo para a proximidade da vinda do Messias e praticava um ritual de purificação corporal, por meio de imersão dos fiéis na água, para simbolizar uma mudança interior de vida. Até Jesus foi batizado por ele.


Fotos Relacionadas