Festival Macaé de Cultura e Gastronomia começa dia 17

07/08/2017 14:42:00 - Jornalista: Julie Silveira/Assessoria do evento

Foto: Divulgação

Expectativa é que cerca de 20 mil pessoas compareçam nos quatro dias de festa

Mais um evento vai fomentar o turismo em Macaé. O já tradicional Festival de Cultura e Gastronomia chega à oitava edição com proposta de consolidar o município como destino gastronômico regional e contribuir com o desenvolvimento econômico e turístico. O evento faz parte do calendário oficial da cidade e acontece entre os dias 17 e 20 de agosto, na orla da Praia dos Cavaleiros. Vai contar com atividades esportivas, ciranda literária, atrações musicais, ações na Cozinha Show Todeschini, além dos pratos elaborados pelos chefs. A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas compareçam nos quatro dias de festa.

Essa edição tem tudo para ser um sucesso, como é tradição. "O evento consta no Calendário Turístico do Município e a nossa proposta é fomentar, ainda mais, o setor de turismo e lazer na cidade, nos restaurantes, nos hotéis e serviços", destacou o secretário adjunto de Turismo, Leonardo Anderson.

Segundo informações do presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, Renato Nicoli, os produtos necessários para elaboração dos pratos são comprados em Macaé, o que favorece a economia local. A rede hoteleira também é beneficiada com a vinda de turistas para o evento. "Essa edição é um desafio para o grupo. Fazer parte do calendário oficial da cidade é de grande responsabilidade. Nossa proposta é oferecer à população uma vasta programação cultural, que promete agitar o evento", destaca Renato.

O festival acontece nos dias 17 e 18 (quinta e sexta-feira), às 18h. Já nos dias 19 e 20 (sábado e domingo), o festival tem início a partir das 10h. Todos os dias as atividades encerram à meia-noite, com exceção do domingo, quando termina às 20h.

A Prefeitura de Macaé proporciona ao Festival o apoio logístico, com a participação das secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Ordem Pública, Infraestrutura e adjuntas de Comunicação e Turismo. O Festival também vai contar com a parceria da programação esportiva do Festival de Inverno do município e da 5ª edição da Ciranda Literária de Macaé (Clim).

Polo - O Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros é formado por 17 restaurantes: Bem Natural, Devassa, Durval Gastronomia, Estação da Praia, Ilhote Sul, Kebab Store, Luigi Ristorante, Parada do Chopp, Picanha do Zé, Sancho Panza, Seu Adonias Botequim, Lancheria, Guria Café e Brigaderia, XurrasClube, Boteco do Bigode, Le Blanc e Frutos de Goiás.

Durante o ano, o grupo promove cinco eventos: Festival da Sardinha Samba e Choro, Beer Beach Burger, Festival Macaé Cultura e Gastronomia, Circuito do Camarão e Butecando na Orla, oferecendo opções em gastronomia, entretenimento e lazer.

Conheça as estrelas do Festival

Bem Natural

Peixe Genovês - Descrição do prato: Filé de peixe grelhado ao pesto com purê de batata baroa.

Chef: Raphael Bortoni

Boteco do Bigode

Mignon ao Trio - Descrição do prato: escalope de filé mignon refogado na manteiga com ervas finas ao molho blue cheese, com purê de três batatas, servido na cestinha de parmesão.

Chef: Aécio Lopes.

Devassa

Devassa Chic - Descrição do prato: arroz com carne seca, frango, carne de porco, calabresa e bacon acompanhados de tomate cereja confitado, ovo de codorna e batata gratinada no azeite de especiarias.

Chef: Virgílio Paixão.

Durval Gastronomia

Lula e a Cachaça - Descrição do prato: lula flambada na cachaça com cebola roxa, ao creme de "tinta e polvo", vinho do porto e alho poró.

Chef: Geraldinho.

Estação da Praia

Olha a Marra do Porco - Descrição do prato: pernil ao molho de ossobuco, queijo, farofa de bacon e purê de batata doce.

Chef: Ronaldo Ribeiro.

Frutos de Goiás

El Toro - Descrição do prato: Beef Ancho Angus em largas fatias gratinadas na manteiga ao molho de queijo cablanca gratinado, servido em pão italiano.

Chef: Junior Barcelos.

Ilhote Sul

Paella do Atlântico - Descrição do prato: paella de frutos do mar com marisco, vôngole e lagostim fresco na casca, lula, polvo, arroz cozido no caldo de crustáceos, legumes e açafrão.

Chef: Renato Martins.

Kebäb Store

Trem Bão! - Descrição do prato: tutu cremoso, molho ao sugo com linguiça de ervas, torresmo e chips de couve.

Chef: Miriam Dias Barbosa.

Lancheria

Galinha Perdida na Mandioca - Descrição do prato: creme de mandioca, frango rústico com palmito e especiarias, farofa crocante de queijos e pimenta biquinho.

Chef: Bruno Barbosa.

Le Blanc Gastronomia

Sopa Thai de Camarões - Descrição do prato: típica sopa tailandesa levemente picante de camarões, cogumelos, leite de coco, capim limão e gengibre.

Chef: Rafael Coelho.

Liugi Ristorante

Talha-Lindo - Descrição do prato: ragu de lagosta, talharim fresco ao molho branco e alho poró

Chef: Luciano Borboleta.

Parada do Chopp

Filé do Parada - Descrição do prato: filé mignon ao molho chimichurri, ervas finas, tomate, cebola, pimentão, azeite e arroz com presunto, cebola, ervilha, salsa, alho e batata palha

Chef. Irineu Filho.

Picanha do Zé

Picanha invertida recheada - Descrição do prato: picanha invertida assada no forno recheada com três tipos de queijo (mussarela, cheddar e prato), calabresa defumada e cenoura, marinada em especiarias e molho especial do chef.

Chef: Vitor Neves.

Sancho

Senor Porco - Descrição do prato: porco laqueado no melado, cogumelos frescos e aligot de abóbora.

Chef: Alex Luz.

Seu Adonias Botequim

Costela La Bombonera - Descrição do prato: costela de Tira Angus no gril ,chimichurri fresco picante, batatas bravas e creme azedo.

Chef: Renato Martins

Puro e Simples

Penne e Cogumelos Frescos - Descrição do Prato: Penne, mix de cogumelos frescos, azeite extravirgem e especiarias.

Chef: Ishina Giarola.

Núcleo Gourmet

Viva RO - Contemporâneo bobó de camarão e batata baroa em pão de macaxeira e chips crocantes de banana da terra.

Chefs: Pedro, Fábio e Rosângela.

Xurrasclube

Duo de Cordeiro - French rack servido com purê rústico e ragu de paleta de cordeiro ao vinho.

Chef: Pamela de Almeida.

Café Guria - Pavlova com creme de pâtisserie com banana caramelada.

Chef: Barbara Meneghel e J Baker


Fotos Relacionadas