Flicmac começa nesta quinta-feira

22/11/2017 15:11:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Festival de Literatura e Cultura de Macaé acontece na Orla da Imbetiba

Começa nesta quinta-feira (23) o I Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac). A programação segue até sábado (25), na Praia da Imbetiba, contará com diversas atividades para o público, como palestras, bate-papos com escritores, lançamentos de livros, mesas-redondas, contação de histórias e outras atrações musicais.

Com visitação gratuita e funcionamento das 9h às 22h, a organização do festival espera receber um público expressivo, que ocupará uma área com 10 tendas. Em sua primeira edição, o I Festival de Literatura e Cultura de Macaé prestará homenagem a um dos grandes nomes da história do interior do estado, o escritor e professor de Química macaense, Antonio Alvarez Parada, o Tonito.

A abertura oficial será 9h com apresentação da banda da Secretaria de Educação. A estrutura da programação contará com diversos espaços dedicados a lançamento de livros, debates, oficinas, apresentações culturais das escolas municipais e privadas, esquetes e exposição de livros.

Causando na Flicmac

Apontado como um dos points do Festival, o "Causando na Flicmac" promete inspirar o público a conhecer os novos nomes da literatura e abordar os temas do universo jovem de maneira atual e divertida. A proposta é receber convidados, participar de debates que vão explorar temas ligados à juventude como bullying, DST, saúde, sexualidade e vestibular. No local também haverá bate-papo sobre teatro, apresentação de capoeira e oficina de penteado.

Café literário promove interação com autores

Espaço acolhedor e propício para a interação com os autores, que vão lançar e apresentar livros, o Café Literário vai funcionar na 15ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No local, serão destacados bate-papos e debates sobre assuntos como política, economia e educação, mas sem deixar de lado a poesia, a música, a história e a formação de novas gerações de leitores e escritores.

Flicmaczinha

Espaço dedicado ao público infantil, a tenda Flicmaczinha contará com grupos de contadores de historia da região. Além de mergulhar no universo da literatura, a garotada vai participar e apresentar dança, teatro, musicais e jograis. Também haverá oficina de artes e pintura facial todos os dias.

Literatura

O Galpão Literário promete fazer a alegria dos amantes dos livros. O espaço vai integrar livrarias e editoras, que farão a exposição e vendas de livros para a população em geral. Também haverá a Parada Literária. O local contará com estandes com apresentação de programas e projetos em educação, considerados de sucesso na rede.

O trabalho contará com a parceria do Sindicato de Estabelecimentos Particulares de Ensino do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Sinepe). O Sindicato das Escolas Privadas também estará na Parada Literária mostrando os projetos pedagógicos da educação, do setor particular.

Outro espaço é a Parada Literária, que também contará com o Ônibus Biblioteca sobre Rodas, que percorre escolas municipais levando títulos variados com incentivo de fomentar a importância da leitura.

Palco Tonito promove cultura e entretenimento

A cultura do entretenimento estará em alta no Palco Tonito. O local contará com atrações musicais como bandas, corais e shows com destaque para o projeto "Sambinha de Leve" com os cantores Amanda Amado, Andrea Martins, Robson Farah e Ricardo Badaró, além do rock n' roll da banda Pressura.

Gastronomia e entretenimento

O Flicmac também será movimentado pela praça de alimentação, que vai integrar o melhor da gastronomia de Macaé com preços acessíveis. Já o anfiteatro da Imbetiba, que tem como homenageado Antônio Alvarez Parada, o Tonito, vai estar com o espaço diversão com muitos brinquedos para as crianças.

Planetário

O público terá a oportunidade de visitar e apreciar o Planetário Móvel 360° da empresa RPC Cultural. Durante os quatro dias do evento, os visitantes terão a chance de assistir apresentações sobre Astronomia. De forma interativa, os visitantes poderão apreciar os planetas e os movimentos celestes.

A mostra vai destacar planetas, cometas e estrelas cadentes. O planetário é reconhecido por transportar visitantes a uma viagem incrível pelo espaço, levando informação e conhecimento de uma maneira diferente. O investimento será de R$10 para alunos da rede privada e R$3 para alunos da rede pública.



Fotos Relacionadas