Formatura do CAp reúne 68 alunos nesta quarta

08/12/2021 12:10:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Evento acontece de forma presencial para alunos, com transmissão online, às 15h

Em um ano de grandes desafios, após a fase crítica da pandemia da Covid-19, o Colégio de Aplicação (CAp), ligado à Secretaria Adjunta de Ensino Superior, realiza nesta quarta-feira (8) a formatura de 68 alunos. O evento acontece no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, a partir das 15h, de forma presencial para os estudantes, com transmissão online para os familiares e toda a população. Para participar, basta acessar este link.

A diretora do CAp, Wanessa Leal, destaca que os formandos deste ano, que representam a primeira turma com cerimônia presencial, superaram diversos desafios. “O CAp se enche de orgulho para celebrar a formatura dos concluintes de 2021, com alunos corajosos, guerreiros e uma equipe comprometida. Chegamos à conclusão desse ciclo em meio a dois anos de pandemia, porém, hoje estamos multiplicando alegria, mesmo que essa travessia tenha sido, em alguns momentos, cheia de lágrimas e dores. O futuro será diferente porque estamos formando seres humanos para a vida”, frisa Wanessa.

Criado há 10 anos, a instituição é reconhecida como a melhor escola pública municipal de Ensino Médio do país, nos anos de 2018 e 2019, conforme resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). No Enem 2019, incluindo os dados das unidades particulares, o colégio ocupa a terceira posição geral no município e o melhor resultado entre as escolas públicas de Macaé. Sem contar a nota de redação, o CAp é a primeira melhor escola pública municipal de Ensino Médio do país.

A coordenadora pedagógica do CAp, Renata Quintanilha Xavier Alfradique, afirma que a formatura do Ensino Médio celebra a conclusão do período escolar da educação básica do estudante. “É um marco na vida dos jovens que, a partir de agora, trilharão por caminhos distintos e, na maioria das vezes, longe dos amigos e dos familiares. Devido à pandemia, nestes últimos anos foi necessário adaptar as festividades capianas de formatura para uma cerimônia mais íntima e sem convidados externos. Hoje, em especial, esta data é um momento cheio de emoção e repleto de significados para todos nós: alunos, professores e equipe pedagógica, pois juntos precisamos estudar e nos reinventar”, acrescenta.

Para a estudante Vitória Dias, anos, a instituição de ensino representa sua segunda família. “Estou finalmente no dia da minha formatura. O CAp vai muito além de uma escola, é um carinho familiar. Percebemos que cada pessoa da instituição conseguiu acrescentar no meu processo de ensino aprendizagem. Estou no CAp desde 2018 e as mudanças foram necessárias para meu crescimento. Foi a minha melhor escola durante esses quatro anos. Gratidão por conseguir finalizar esse processo de forma presencial”, ressalta a estudante.

“Estar concluindo o Ensino Médio no Colégio de Aplicação é uma alegria. Desde o 8°ano, sonhava em estar nesta escola e hoje estou me formando. É uma felicidade quase que indescritível chegar à terceira série, ainda mais diante de tudo o que aconteceu nos últimos dois anos. Mesmo em tempos de pandemia a escola não nos deixou à deriva; sempre nos amparou e nos auxiliou quando precisamos. É um ciclo que se encerra nesta instituição, que exerce um trabalho excepcional. Vou sentir muita saudade do CAp e de meus professores que me acompanharam até aqui. Mas "a vida é a arte do encontro", como pontua Vinícius de Moraes”, pontua o estudante Eydson Ximendes Pereira.

O professor de Biologia, Thyago Santos de Vasconcelos, atua no CAp desde 2011. “O CAp é uma escola sem muros e que ultrapassa a visão conteudista, promovendo uma educação humanizada valorizando uma formação reflexiva, por isso o desafio de trabalhar com as turmas de terceira série nesse período de pandemia tornou-se enriquecedor, pois deu-nos a possibilidade de pormos em prática toda teoria proposta pela direção, coordenação, corpo docente e discente”, ressalta.

O CAp oferece ensino médio integralmente, atendendo a cerca de 240 alunos. E também disponibiliza duas línguas estrangeiras (inglês e espanhol), introdução à metodologia científica (IMC), oficinas de xadrez, informática, leitura, produção textual e reforço semanal. A unidade de ensino dispõe ainda de oficinas de artes cênicas e de música. A instituição de ensino funciona na Cidade Universitária, bloco A.