Foto: Reprodução
O evento foi transmitido no YouTube
O Fórum Online de Educação, com o tema "Um tempo histórico: construindo cada passo desse caminho", foi realizado nesta quinta-feira (19), com transmissão pelo YouTube. O evento foi organizado pelo pelo Observatório da Cidade, ligado à Secretaria Adjunta de Ensino Superior, e apresentou pautas voltadas à formação docente.
A mesa de abertura contou com a Secretária de Educação, Eliane de Araújo; a Secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon; a doutora em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e professora associada na UFF/Macaé, Fabianne Manhães; a doutora em Educação, UFF/FeMASS, Cremilda Barreto Couto; e a coordenadora do Observatório da Cidade de Macaé, Scheila Ribeiro.
"É um tempo histórico. Passamos por momentos muito difíceis e tivemos que nos reinventar. As pessoas, certamente, fizeram a reflexão de que temos um dia de cada vez e é preciso aproveitá-lo ao máximo. O objetivo é proporcionar cada vez mais um ensino de qualidade para nossos alunos, diante de tantos desafios", disse Eliane.
"A proposta foi promover a integração entre o ensino superior e a educação básica. Entender o cenário que vivemos, com esse recorte da pandemia, é fundamental para que possamos avançar no desenvolvimento de políticas públicas que garantam que a população receba uma educação comprometida com todos", detalhou Flaviá.
A programação teve os painéis "Política Educacional no Brasil da Constituição Federal de 1988 aos dias atuais: avanços e retrocessos", abordado por Fátima Lima, doutora em Educação pela PUC/Rio; "Esperançar à uma prática libertadora", com Mônica Sally, doutoranda em Educação pela UFF/Niterói; e "Das experiências à uberização das práticas docentes", com Pedro Nogueira de Marins, doutorando em Educação pela UFF/Niterói.
Após as apresentações houve um bate papo virtual, com interação através do chat do evento. Os certificados de participação foram emitidos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O Fórum foi desenvolvido de forma interinstitucional, em parceria com os pesquisadores que compõem o Observatório de Macaé, a UFF, IFF, UFRJ, Nupem-UFRJ, FeMASS, Unilivre e setores da Secretaria de Educação, como o Centro de Formação Professora Carolina Garcia e o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal.