Fórum contribuirá para diversificar economia

25/05/2016 17:56:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Andréa Lisboa

Objetivo é criar alternativas econômicas além do petróleo

As diretrizes e estratégias elencadas a partir do Fórum Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação vão contribuir para o documento que será elaborado pela comissão instituída pelo prefeito, Dr. Aluízio, para promover a diversificação da economia de Macaé. Entretanto, este fórum pretende ir além.

Por meio de um conselho temático com ampla representatividade, pela conquista de um fundo de vinculação obrigatória para custear as políticas públicas do setor e com a formação de um Sistema ou Rede de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), este colegiado quer estar além das instituições. O objetivo é que as ações e metas por ele indicadas se concretizem desvinculadamente de planos de governo e ainda permitam o controle social sobretudo quanto à ética e à sustentabilidade.

A primeira reunião do Fórum Permanente de CT&I aconteceu no Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT), na tarde de terça-feira (24), e contou com a representatividade da gestão municipal – IMCT; Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo; Educação, Fundação Educacional (Funemac) e Fundação Hospitalar (FMHM) - da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em pauta estava a escolha de diretrizes entre as apontadas pelos Grupos de Discussão I e II durante o VI Fórum Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação - Desafios 2020: Macaé Cidade do Conhecimento, ocorrido em 13 de abril, no núcleo da UFRJ, no bairro São José do Barreto (Nupem).

Não apenas priorizar diretrizes, mas também elencar estratégias para que elas sejam alcançadas foi o objetivo da assembleia. Em evidência durante o debate estiveram: a consolidação de um Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação, a necessidade de um fundo de vinculação obrigatória e a formação de uma rede.

O conselho deverá ter a representatividade da comunidade científica - já consolidada na cidade, que comporta universidades federais, estaduais, privadas e municipal – de órgãos da gestão municipal; de empreendedores – de pequenos negócios inovadores às grandes empresas já certificadas presentes no município - e de entidades da sociedade civil.

Já a necessidade de um fundo de vinculação obrigatória para custear as políticas públicas do setor é justificada pela característica dos processos desta área, que são de resultados a longo prazo. A sua interrupção, acarretada, por exemplo, por mudança na gestão pública, ou modificação de diretriz, compromete significativamente investimentos e esforços empregados. A ideia é a reserva de um percentual dos royalties - que deve ser revertido em infraestrutura -ultrapassando governos para garantir o futuro econômico da cidade.



Parque Tecnológico de Macaé é analisado como estratégico

Outros pontos confirmados como estratégicos foram: a viabilização do projeto do Parque Tecnológico de Macaé e o fomento ao Programa de Incubação de Empresas. "A aproximação das universidades da cadeia produtiva é necessária para que o município possa diversificar sua economia", destacou ainda o presidente do IMCT, Joelson Rodrigues Tavares.

- Precisamos enxergar além do petróleo, diversificando a economia do município. O prefeito Dr. Aluízio formou uma comissão para isso. Temos a intenção de que as discussões sobre Ciência, Tecnologia e Inovação aqui realizadas sejam incluídas nesse trabalho, porque elas são fundamentais para atingirmos o nosso objetivo, que é gerar mais empregos e renda na região, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Alexandre Fernandes.



Rede ampla


O Fórum Permanente será mensal. No próximo encontro, o grupo já terá um documento sobre esta assembleia para ser analisado. O comprometimento das representações com o projeto foi o que caracterizou esta primeira reunião.

- Agregar novos atores, como empresários, pesquisadores, incorporar em busca de novos caminhos é fundamental para que sejamos interlocutores competentes desses mundos tão diferenciados. Nossa riqueza, o petróleo, é esgotável. Essa questão fica mais perceptível neste momento de crise do setor. A Secretaria de Educação participará, com certeza, da proposta que estamos aqui construindo, disse a secretária da pasta, Marilena Garcia.

- Defendemos a formação de um colegiado que esteja acima das instituições para que os objetivos pretendidos sobrevivam a governos e tenham um controle social maior. Com um conselho temático poderemos apresentar e cobrar nossas propostas nesta nova fase do município, na qual já temos as academias instaladas e ainda contamos com empresas qualificadas - disse o diretor do Nupem, Francisco Esteves.