Governo coloca todas as crianças acima de dois anos na escola

01/04/2016 10:00:00 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Rui Porto Filho

Parque Aeroporto foi mais um bairro beneficiado com uma nova escola de Educação Infantil

Depois da inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Edda Evelyn Damasceno Simão Almeida, no Parque Aeroporto, que está atendendo 240 crianças de dois anos no Maternal I, a Prefeitura de Macaé atinge 100% da demanda dos alunos nessa faixa etária que fizeram matrícula na Secretaria de Educação. Além de atender os alunos acima de quatro anos, faixa obrigatória determinada pelo Ministério da Educação (Mec), o município também matriculou todas as crianças de dois e três anos de idade. A rede de ensino está chegando a 42 mil alunos em sala de aula. Destes, cerca de nove mil são de novos estudantes que ingressaram neste ano letivo.

No último dia à frente da Secretaria de Educação, Guto Garcia, que se descompatibilizou em virtude da legislação eleitoral, teve seu trabalho elogiado pelo prefeito, Dr. Aluízio.

- Guto é um exemplo de gestor. As inaugurações das 17 novas escolas comprovaram o zelo e o cuidado do governo pelas pessoas, a cumplicidade dos profissionais da Educação e o compromisso com as famílias de Macaé. Ofertar as vagas para todas as crianças acima de dois anos para uma cidade complexa como Macaé é, sem dúvida, um feito inusitado. Minha gratidão como macaense independe de ser prefeito, minha gratidão como pai independente de ser amigo, minha gratidão é como quem acredita que as coisas podem ser feitas mesmo na simplicidade. E essa é a marca do governo. As pessoas pensam que vamos fazer uma coisa grandiosa, mas a coisa maior que existe é o ser humano e em nome do ser humano e da simplicidade construímos os espaços para as pessoas se educarem e conviverem. São mais 240 crianças no Aeroporto e outras 130 no Assentamento em um único dia de inaugurações que terão essa oportunidade. Guto deixa a Educação fisicamente, mas a alma dele sempre estará na Educação, pois ele representa a categoria - disse o prefeito durante o discurso.

O secretário Guto Garcia agradeceu o esforço de toda equipe da Educação nos 11 meses de gestão e falou sobre o sentimento de missão cumprida no desafio proposto pelo prefeito de colocar todas as crianças acima de dois anos na escola. "Nossa marca é uma gestão democrática e participativa. Imprimimos isso em todos os programas e projetos. Hoje, agradeço e tenho orgulho de ter aceitado o desafio".

A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Edda Evelyn Damasceno Simão Almeida, atenderá cerca de 240 alunos de dois anos de idade no maternal I em horário parcial. Serão sete turmas no turno da manhã e sete turmas à tarde. "É um desafio estar como gestora de uma escola exclusiva para alunos do Maternal I, vamos atuar pedagogicamente e atender a comunidade do Aeroporto", disse a diretora, Alessandra Salemi Pinheiro Gonçalves. A unidade escolar possui ainda uma sala para direção, cozinha, dispensa para armazenar os alimentos, um refeitório, quatro banheiros, sala do professor, brinquedoteca, sala de leitura e um espaço para recreação.

Aline Rodrigues de Carvalho, mãe de Pedro Henrique, contou que agora vai poder cuidar da mãe doente porque o filho estará meio período na escola. Rosi Cruz, mãe de Lia Gabrielly, agora poderá organizar a vida doméstica com as outras duas filhas porque colocou a mais nova na escola. Dayane da Silva mãe de Rebeca aprovou o espaço. "Nossos filhos estarão estudando perto de casa e isso é muito bom".

O nome da escola é uma homenagem a um das primeiras professoras de Macaé aprovada em concurso público. O processo de pré-matrícula e a alocação dos estudantes leva em consideração a previsão de vagas, a preferência ao candidato que necessitar de atendimento educacional especializado, além da proximidade da residência.


Fotos Relacionadas