Gripe: Macaé supera meta de vacinação

14/06/2019 10:50:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Luís Gustavo Malheiros - Arquivo Secom

Foram imunizados 96% do grupo prioritário, o equivalente a 51.554 mil pessoas

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Saúde, ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era de vacinar contra a gripe 90% do público-alvo. De acordo com dados do Programa de Imunização, foram imunizados 96% do grupo prioritário, o equivalente a 51.554 pessoas.

A responsável pelo Programa de Imunização, Luciana Santos, lembra que, para atender a pessoas de todos os bairros, localidades e distritos, a secretaria disponibilizou a vacina nas unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias Saúde da Família (ESF).

A campanha também contou com equipes para atuarem nos asilos e residências com pessoas acamadas. Os grupos de gestantes, trabalhadores da saúde e puérperas ultrapassaram os 100% de pessoas estimadas pelo Ministério da Saúde.

Segundo Luciana, os profissionais que atuaram na campanha ficaram satisfeitos com o resultado. “Estamos muito felizes com esse resultado, principalmente porque a população participou e levou a importância da imunização a sério”, completou.

Dados do Ministério da Saúde apontam que a vacina contra a gripe é segura e reduz complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos. Estudos demonstram, ainda, que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.