Foto: Rui Porto Filho
Secretaria de Saúde disponibilizou 31 unidades de saúde para vacinação
Até o dia 1º de junho a Secretaria de Saúde de Macaé deve imunizar contra a gripe aproximadamente 50 mil pessoas. Em dois dias, desde que começou a Campanha Nacional Contra o Influenza, o município já vacinou 7 mil pessoas. A ação tem como público alvo, definido pelo Ministério da Saúde, crianças de 6 meses a cinco anos incompletos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, profissionais da saúde, professores da rede pública e particular, população indígena, portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide, indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia e pessoas privadas de liberdade.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou a vacina trivalente que protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B. "Em dois dias de campanha, já vacinamos 7 mil pessoas. Para atender a população nesta primeira semana, a Secretaria Estadual de Saúde enviou 11 mil doses, que serão reforçadas toda sexta-feira", contou.
Para atender o público-alvo a Secretaria de Saúde disponibilizou 31 unidades de saúde, nos bairros, distritos e localidades da região serrana. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira de 8h às 17h. No sábado, 12 de maio, foi instituído como o Dia D da campanha, que irá facilitar o acesso das pessoas que não tiveram oportunidade de receber a vacina.
A gerente de Imunização, Luciana Santos, lembra que os cuidadores ou responsáveis por pacientes acamados que residem em localidades com unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), devem procurar o posto para agendar a vacinação. Já nas áreas onde não há ESF, as solicitações devem ser feitas na Casa da Vacina.
Os profissionais da educação precisam apresentar documentação com foto e o contracheque para receber a vacina. Portadores de doenças crônicas e outras comorbidades devem levar a solicitação do médico.
Saiba onde se vacinar: