Foto: Rui Porto Filho
Trinta e cinco postos disponibilizam a vacina, de 8 às 16 horas
O Ministério da Saúde emitiu comunicado, no final da tarde desta quinta-feira (25), prorrogando o prazo da campanha de vacinação contra a gripe que terminaria nesta sexta-feira (26). Trinta e cinco postos do município continuarão disponibilizando a vacina, todos os dias, de 8 às 16 horas. A campanha termina, agora, no dia 9 de junho. A vacina protege a população contra a gripe influenza A/H1N1 e outros dois tipos do vírus influenza: A/H3N2 e influenza B. Em Macaé, a Secretaria de Saúde já imunizou 37.980 pessoas, o que representa 89% do público-alvo do total de 42.374 pessoas bem perto da meta que este ano é imunizar 90% do grupo prioritário.
O grupo prioritário do país é formado por: crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e professores.
Profissionais de saúde ressaltam a importância de tomar a vacina, pois a gripe é uma doença grave e contagiosa, mas que pode ser tratada, no entanto, a melhor medida é a prevenção.
Os pacientes com doenças crônicas precisam apresentar uma prescrição médica, na hora da vacinação. Os demais devem levar a carteirinha de vacinação.
A Secretaria de Saúde continua com a vacinação de pessoas acamadas ou que apresentam dificuldade de locomoção que fazem parte do grupo prioritário, para estes casos o agendamento é feito na Casa da Vacina, Rua Antero Perlingeiro, 76, Centro ou nas unidades da Estratégia Saúde da Família.
Confira os postos de vacinação: