Grupo Galpão se apresenta em Macaé com entrada franca

22/05/2018 11:20:00 - Jornalista: Assessoria do evento

Foto: Guto Muniz - Divulgação

Com os espetáculos Os Gigantes da Montanha e De Tempo Somos, tradicional grupo mineiro é atração para todas as idades

Depois do sucesso da temporada comemorativa dos 35 anos, que reuniu um público de quase 40 mil pessoas em 2017, o Grupo Galpão volta a viajar pelo país. Macaé é a primeira cidade do estado a receber a companhia esse ano. Serão duas apresentações no Teatro Municipal, no domingo (27), às 18h, com "De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão". Na segunda-feira (28), às 19h, é a vez de "Os Gigantes da Montanha". As apresentações têm entrada franca.

No repertório do Grupo Galpão desde 2013, Os Gigantes da Montanha foi uma escolha do diretor Gabriel Villela para celebrar o reencontro com o grupo. O espetáculo, escrito por Luigi Pirandello, narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. O clássico atemporal do dramaturgo italiano é uma alegoria sobre o valor do teatro (e, por extensão, da poesia e da arte) e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno, cada vez mais pragmático e empenhado nos afazeres materiais.

Tendo a música como elemento fundamental, o espetáculo De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão, de 2014, dirigido pelas atrizes Lydia Del Picchia e Simone Ordones, realiza um sonho antigo do grupo de celebrar, com o público, o encontro da música e do teatro, tão presente na trajetória de 35 anos da companhia. Em cena, o grupo propõe um novo formato de espetáculo e se apresenta num sarau de canções, poesia e festa, que resultou em um CD de mesmo nome, produzido por Chico Neves, lançado no ano passado.

Para os espetáculos, a distribuição de ingressos será gratuita na bilheteria do teatro nesta sexta-feira (25), das 14h às 18h e no domingo, 1h antes do espetáculo, caso haja ingressos remanescentes. O Teatro Municipal de Macaé fica na Av. Rui Barbosa, 780 Centro.

Grupo Galpão - Criado em 1982, o Grupo Galpão tem sua origem ligada à tradição do teatro popular e de rua. Há 35 anos desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa e busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público. Formado por atores que trabalham com diferentes diretores convidados, como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Yara de Novaes e Marcio Abreu (além dos próprios componentes que também já dirigiram espetáculos do Grupo), o Galpão formou sua linguagem artística a partir desses encontros diversos, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro.


Fotos Relacionadas