Foto: Maurício Porão
Durante a solenidade foi feito um balanço das atividades da Guarda Ambiental
A Guarda Ambiental, vinculada à Secretaria de Ordem Pública, realizou na manhã desta sexta-feira (20), na sede da Pesagro, a entrega de 40 certificados para agentes que participaram das capacitações de Primeiros Socorros e Resgate em Áreas Remotas. Foi realizada também entrega de certificados aos parceiros da guarda e apresentado um balanço das atividades realizadas no ano de 2019. Ao todo, foram 408 ocorrências, as principais de resgate de animais e combate a focos de incêndio.
O comandante da Guarda Ambiental, Madson Nazareno, conta que foi intensificado o trabalho de combate ao desmatamento, a incêndios e à caça predatória. "O cidadão pode ter certeza de que as ações de fiscalização para coibir esse tipo de crime está sendo expressiva e pretendemos ampliar mais ainda no próximo ano", afirmou.
Para 2020, o trabalho já está planejado, principalmente no combate a queimadas e ainda a intensificação de patrulhamento em cachoeiras como as de Bicuda Grande e Pequena, na região serrana. "Vamos fazer o patrulhamento com intuito de orientar e coibir a montagem de churrasqueiras, uso indevido de bebidas alcoólicas, entre outras infrações. Estaremos também atuando na Lagoa de Imboassica, fiscalizando e orientando que só serão permitidas a navegação de velas e caiaques. Essa ação será em conjunta com a Marinha do Brasil", explicou.
O comandante da Guarda Ambiental, destacou também a importância das empresas parceiras e ainda das guardas de Carapebus, Rio das Ostras, ICMbio, Polícias Civil, Militar e Federal, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Exército, OAB, Pesagro, entre outros órgãos federais, na realização de um bom trabalho prestado à população.
A Guarda Ambiental conta, atualmente, com um efetivo de 46 agentes e foi criada no dia 19 de setembro de 2012. O órgão começou como Departamento de Proteção Ambiental da Guarda Civil de Macaé e foi regulamentado porque se destacava no trabalho de captura e resgate de animais silvestres, peçonhentos ou não, de pessoas em locais de difícil acesso, no combate a incêndio em áreas de preservação ambiental e em outras ações.
Para denunciar algum crime ambiental basta ligar para o número (22) 99701-9770.