O grupo HistoriArte, com contadores de histórias da rede municipal, participa nesta terça-feira (24), às 18h, de bate-papo especial organizado pelo Leia Brasil, organização não-governamental de Promoção à Leitura. Já na quinta-feira (26), das 15h às 18h, o grupo vai se apresentar em uma minimaratona de contação de histórias. Ambas programações serão exibidas no Facebook e YouTube (leiabrasiltv).
O diálogo desta terça-feira (24) terá como tema "Professor sem você, não dá". A conversa especial sobre a importância de contar histórias terá participação da professora Ivania Ribeiro; da pesquisadora de leitura, Luzia de Maria e do diretor da Ong Leia Brasil, Jason Prado. As contadoras do HistoriArte: Giselle Souza, Margarida Barcelos, Cristina Terra e Rosane Miranda também vão fazer parte do evento. O grupo é reconhecido na região por levar de forma lúdica, histórias por meio do conto e da leitura para estudantes da rede municipal de ensino e público diversificado.
Na quinta-feira (26), na minimaratona também organizada pelo programa Leia Brasil, o HistoriArte vai se juntar aos grupos de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé. A ocasião contará com ex-alunos formados pelo curso "A arte de Contar Histórias", oferecido no ano letivo de 2019, pela rede municipal de Macaé. O objetivo da programação é contagiar o público com contações variadas, mesmo que de forma remota. Serão três horas de histórias diversificadas com a proposta de levar magia, reflexão e alegria para crianças, jovens e adultos.
Para este fim de ano letivo, segundo a coordenadora do HistoriArte, Giselle Souza, a intenção é gravar vídeos no Youtube para apresentar algumas histórias aos alunos, familiares e profissionais das unidades e também apresentar, virtualmente, contações de leituras para escolas municipais, que convidarem o grupo que segue agenda específica. Uma das confirmadas é a "Wolfango Ferreira" (Barra), que vai presentear algumas turmas com contação.
De forma remota, o grupo HistoriArte segue atuando junto aos alunos das escolas municipais se apresentando no blog educacaonaopara.com com leitura de contos, fábulas, crônicas e histórias de reflexão e de personagens como heróis, princesas, dragões e outros animais. Além disso, o grupo também participa a distância de aulas específicas, horários de atividades de escolas, além de reuniões com os responsáveis pelos estudantes, em que destacam a importância do incentivo à leitura e também têm a oportunidade de contar histórias variadas. Todas as ações seguem um cronograma agendado com as equipes gestoras das unidades. No decorrer do segundo semestre, o HistoriArte também fez parte de programações de Feiras de Ciências, além de seguir incentivando professores quanto à contação de histórias nas aulas a distância.