Foto: Maurício Porão
Dr. Aluízio entregou placa de bronze à família de Fagundes na última noite do Encontro de Orquestras
Músicas clássicas, eruditas, Beatles e outras mais. Assim foi o último dia do 1º Encontro de Orquestras de Macaé, realizado na noite deste sábado (11), no Parque da Cidade. Cerca de 1,5 mil pessoas foram assistir as apresentações da Orquestra Rio Camerata, com repertório de Schubbert e Strauss, Cia Filarmônica, de São Paulo, com o melhor dos Beatles e, para finalizar, a famosa Orquestra Tabajara. Quem compareceu aplaudiu de pé e pediu mais um.
A noite também foi marcada pela homenagem ao apaixonado pela cultura e pela música, José Carlos Fagundes de Souza Lima, arquiteto da Prefeitura de Macaé, que morreu em um acidente de carro no ano passado. O prefeito Dr. Aluízio anunciou que o encontro já faz parte do calendário do município e será chamado de Encontro de Orquestras Fagundes.
“Gostaria de agradecer a todos que aceitaram nosso convite. Assim como a praia precisa de sol, a praça precisa de gente. Durante dois dias tivemos aqui apresentações desde o simples ao erudito e do clássico ao moderno. E nesta noite também estamos aqui, toda a população de Macaé, para homenagear um arquiteto que marcou o município. Não acredito mais na morte, pois as pessoas continuam influenciando eternamente nas nossas vidas”, ressaltou Dr. Aluízio.
A Rio Camerata foi fundada em 1986 e apresentou ao público um repertório que abrange mais de quatro séculos, do Barroco aos dias atuais. O maestro Ismael Menezes conduziu músicas clássicas e eruditas. A Cia Filarmônica levou o espetáculo The Beatles Song, interpretando clássicos dos Beatles, conduzidos pelo maestro Marcelo Martins. O humor e bonecos gigantes também animaram a plateia, com a versatilidade da sua formação. Com a Yesterday, por exemplo, o público formou um coral com mais de mil vozes.
Para o administrador Cláudio Santos Azevedo, a noite foi especial. Ele e sua família curtiram as orquestras do início ao fim. “Macaé está de parabéns por essa iniciativa. Um espaço para todos e com uma estrutura de grandes espetáculos. Espero que essas apresentações sempre aconteçam”, frisou Cláudio que esteve nos dois dias do encontro.
O Encontro de Orquestras, realizado pela Prefeitura de Macaé, com produção da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), comemorou antecipadamente o Dia das Mães, celebrado neste domingo (12). O evento aconteceu ao ar livre e buscou aproximar artistas e espectadores. A ideia é mostrar que a música instrumental é para todos.
“É muita emoção ouvir essas músicas de qualidade e que agrada a diversos públicos. É um prazer comemorar o Dia das Mães com esse presente. Toda a organização está de parabéns”, disse a dona de casa Maria Esther Vieira, mãe de três filhas.
A HOMENAGEM
Dr. Aluízio entregou à viúva de Fagundes, Rosimar Fagundes, e filhos uma placa de bronze com a seguinte mensagem: “Os músicos desta região nunca deixarão de lembrar dos aplausos de incentivo, do carinho e da sua amizade”. A placa traz a assinatura do prefeito e o símbolo do 1º Encontro de Orquestras. Além da família e do público, a homenagem in memorian foi acompanhada de perto por caravanas de amigos de Fagundes de várias partes do país, principalmente de Vitória, capital do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e Cabo Frio.
Integrante da Sociedade Musical Macaense, Fagundes apresentava um programa de rádio dedicado à música e colecionava antigos LPs, CDs e DVDs de diversos autores e estilos musicais. Amava também as canções instrumentais das orquestras, o jazz, a MPB como um todo e, principalmente os músicos da região.
“Essa iniciativa da prefeitura é muito especial. O Fagundes era uma pessoa que se dedicava a música e movimentava vários eventos do gênero na cidade. Estamos felizes com o reconhecimento”, afirmou a Rosimar.