Foto: Ana Chaffin / João Barreto
A imunização prossegue nesta sexta-feira (19)
Ansiedade e esperança foram os sentimentos dos idosos que receberam a vacina contra a Covid-19. A imunização teve início nesta quinta-feira (18), na modalidade drive thru, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, Cidade Universitária, Escola Municipal José Augusto Abreu (antiga Casa da Criança), Hospital da Serra, em Trapiche, e na Unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Sana.
O assessor Navarro Alves levou o pai Anésio Alves, 86 anos, para ser imunizado no Centro de Convenções. Para os dois, o momento estava sendo aguardado com ansiedade.
"Estava muito ansioso para tomar a vacina e agora estou feliz, pois depois da segunda dose, poderei receber meus familiares em casa. Já que não saio muito e vou poder ir a São Paulo", disse animado.
Maria José Murteira Célem de 91 anos também comemorou a chegada da vacinação no município. "Acho importante a vacina para todos os idosos brasileiros, pois é uma esperança para todos nós e, por isso todos devem ser imunizados. A primeira coisa que farei, será abraçar a todos, pois o abraço me faz muita falta", afirmou emocionada.
Já Ledir Santos, 85 anos, disse que estava ansiosa, aguardando o dia que seria imunizada contra a Covid-19. Ela estava acompanhada pelo amigo da família, o aposentado Jorge Santos Souza, 62 anos. "Estou muito feliz com a vacinação, pois agora posso receber a visita dos familiares e amigos, assim que eu tiver tomado a segunda dose", comemorou.
A dona de casa Sandra Maria Ferreira de 65 anos, conta que levou os pais para serem imunizados no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho: José Amaro Silva, 89 anos, e Glória Luiza da Silva, 91 anos, estavam ansiosos para tomar a vacina.
"Todos nós estávamos aguardando por esse momento, principalmente, pelo fato da minha mãe já ter contraído a Covid-19. Graças à Deus foi leve, mas com a imunização a gente fica mais tranquila. Agora também aguardo a minha vez de ser imunizada", contou Sandra Maria.
Vacinação prossegue- A imunização prossegue nesta sexta-feira (19) na modalidade drive thru, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, Cidade Universitária, Escola Municipal José Augusto Abreu (antiga Casa da Criança), Hospital da Serra, em Trapiche, e na Unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Sana.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, Lisa Chagas, alerta sobre a importância do familiar ou idoso fazer o cadastro com o objetivo de facilitar a vacinação nos pontos estratégicos.
"Pedimos para que a pessoa traga impresso o QR Code para agilizar o atendimento. Outro ponto importante é que na hora do cadastro, existe a opção de idoso acamado. A equipe de saúde vai até a residência para realizar a imunização. Nessa etapa, é bom lembrar que não existe prioridade da prioridade, todos que estiverem no local de vacinação antes do fechamento, serão devidamente imunizados", ressaltou.
Lisa informou ainda que o idoso que perder os dias de vacinação, não precisa se preocupar. Segundo ela, o município tem registrado 1.150 idosos e existem doses suficientes para imunizar todos.
A Secretaria de Saúde realizará no dia 20, o Dia D de vacinação contra a Covid-19, de 8h às 12h. A aplicação da vacina acontecerá no sistema drive thru, no Centro de Especialidades Dona Alba, Centro, e no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, Barreto.
Cadastro facilita o processo de vacinação- O cadastro prévio pode ser realizado no portal da Prefeitura de Macaé. Quem não fizer o cadastro online poderá fazer antes de receber a vacina. Cada polo de imunização vai contar com uma equipe da Secretaria de Saúde para realizar o procedimento, o que pode tornar o atendimento mais demorado.
Os idosos que fizerem o cadastro antecipado devem levar, no dia da vacinação, comprovante de residência e documento de identidade com foto. Para aqueles que optarem por realizar o cadastro no polo fixo, além da documentação citada, é obrigatória, também, a apresentação do CPF. É importante enfatizar que idosos que não possuem comprovante de residência podem levar uma declaração do proprietário do imóvel no qual ele reside.
Idosos acamados- Idosos acamados ou restritos cadastrados na Estratégia Saúde da Família (ESF), receberão a dose em domicílio de forma automática entre os três dias destinados a esse público. Já os que não possuem cadastro, é necessário que seja feito o procedimento no site da Prefeitura de Macaé ou que algum familiar possa ir até um dos polos fixos de imunização para realizar o cadastro, pois, somente dessa forma, a Secretaria de Saúde terá os dados do idoso para proceder com a imunização.
Assista ao vídeo.