Foto: Moisés Bruno
A substituição por luminárias de LED começou a ser feita em algumas principais vias públicas de Macaé
A Prefeitura de Macaé iniciou, nesta quarta-feira (2), o projeto de migração das luminárias amarelas convencionais de vapor de sódio para a tecnologia multi-branca das lâmpadas de LED (Diodo Emissor de Luz). Serão instaladas três mil luminárias, em um período de quatro meses, nas principais vias de 32 bairros na sede do município e em cinco localidades na região serrana, totalizando 83 ruas com a nova iluminação mais econômica, durável e com maior luminosidade. O trabalho começou com a instalação de 256 luminárias na Avenida Evaldo Costa, Estrada da Cancela Preta, Alameda Etelvino Gomes, Rua José Carlos Paes e Rua José Lapa Filho.
O projeto está sendo implementado pela Coordenadoria de Iluminação Pública, que tem cinco equipes trabalhando na substituição das luminárias. O coordenador, Marcelo Oliveira, informou que a migração está sendo feita através de ata de registro de preços que o município aderiu e vai contemplar as principais vias dos seguintes bairros: Ajuda de Baixo, Aroeira, Barra de Macaé, Bela Vista, Campo do Oeste, Novo Horizonte, Botafogo, Cajueiros, Cancela Preta, Centro, Cavaleiros, Engenho da Praia, Fronteira e Granja dos Cavaleiros. Também serão beneficiados nesta etapa Imbetiba, Jardim Santo Antônio, Jardim Vitória, Lagomar, Miramar, Mirante da Lagoa, Nova Macaé, Novo Botafogo, Novo Eldorado, Parque Aeroporto, Praia Campista, Riviera Fluminense, Santa Mônica, São José do Barreto, São Marcos, Vila Badejo, Virgem Santa e Visconde de Araújo.
Na região serrana, serão instaladas 435 luminárias de LED nas localidades de Córrego do Ouro, Trapiche, Óleo/Trapóleo, Glicério e Frade. O distrito do Sana já conta com a nova iluminação. Oliveira disse que haverá a substituição das lâmpadas convencionais para as de LED em todo o parque de iluminação pública do município, porém, o trabalho será feito gradualmente.
Marcelo Oliveira destacou que, com este projeto, o governo municipal terá uma redução de 52% no consumo de energia elétrica e, consequentemente, na fatura mensal, quando todo parque de iluminação pública do município estiver com as luminárias de tecnologia LED. O custo-benefício é o maior ganho para o município, e a população, por sua vez, terá mais conforto visual e mais segurança com luminosidade melhor nas vias públicas contempladas.