Inscrições abertas para curso na Universidade da Terceira Idade

11/10/2018 15:37:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Inscrições presenciais podem ser feitas até a terça-feira, dia 16

A Secretaria de Educação divulgou edital com 25 vagas para curso de extensão na Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), neste segundo semestre de 2018. As inscrições são gratuitas e só poderão ser feitas presencialmente em quatro dias: 10 e 11 (quarta e quinta) e 15 e 16 (segunda e terça da semana que vem). A seleção será por ordem de chegada e o resultado será divulgado no dia 18 deste mês.

Os candidatos podem se inscrever nos seguintes locais e horários: Cidade Universitária, terceiro andar do prédio administrativo (antiga Funemac), sede da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, na sala da Universidade Livre (Unilivre), à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros, das 9h às 17h, telefone 3399-1800, ramal 1858; e no Programa Integral de Saúde do Idoso (Paisi), à Rua Doutor Bueno, 190, bairro Imbetiba, das 8h às 12h, telefone 2759-9504. No ato da Inscrição devem ser apresentados a ficha devidamente preenchida (a ser retirada no local); duas fotos 3x4 atuais; cópia do RG e do CPF e comprovante de endereço.

O projeto está inserido no programa de extensão universitária multidisciplinar que tem como proposta disponibilizar ações educacionais, recreativas, culturais, sociais e de prática de atividade física e qualidade de vida para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

É uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através da Universidade Livre, e o objetivo é a formação com a certificação de promotores de saúde para a terceira idade, com atividades oferecidas de 22 de outubro a 15 de dezembro. Conforme o edital, serão admitidas somente pessoas com idade acima ou igual a 60 anos para compor o eixo do programa ligado ao projeto de título: Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) – registrado na plataforma online do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj).

As disciplinas ofertadas visam à inclusão, qualificação e aperfeiçoamento do saber idoso, bem como práticas para a consciência corporal, desenvolvimento pessoal e social. As aulas teóricas serão ministradas três vezes por semana, com carga horária diária de quatro horas totalizando 12 horas semanais, e, ao final, 100 horas de curso.

Haverá oficinas temáticas de canto coral, teatro, dança contemporânea e outras atividades ministradas no período da tarde e aos sábados pela manhã. O curso ocorrerá às segundas, quartas e sextas-feiras, de manhã, podendo haver alterações de acordo com a disponibilidade dos professores e à demanda de alunos.

A relação dos candidatos aprovados será publicada no dia 18 de outubro de 2018 no portal da prefeitura e eles também serão informados por mensagem telefônica, email, no site da UFRJ - Campus Macaé e nos locais de inscrições. O projeto da Unati é coordenado pelo professor Moisés Marinho Cavalcante.

O edital completo está disponível no portal da prefeitura.