Inscrições abertas para cursos gratuitos para professores

24/05/2018 14:46:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arquivo Secom/Rui Porto Filho

Cursos são destinados a profissionais das redes pública e privada de ensino

A Secretaria Municipal de Educação inicia, nesta sexta-feira (25), o curso do projeto Africação, sobre a lei 10.639/2003, em Vivências: Literaturas, Capoeira de Angola e Maracatus, que remete ao tema Abolição da Escravatura, destinado a profissionais das redes pública e privada de ensino. São oferecidas, gratuitamente, 40 vagas e quem quiser participar ainda dá tempo de se inscrever pelo site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG): formacaomacae.wixsite.com/formacao. Mais informações pelo email: cfcgmacae@gmail.com.

Também há vagas para o curso de Produção textual, que faz parte do Programa de Formação Continuada para professores da Educação Básica, do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Da mesma forma, as inscrições podem ser feitas no site do CFCG, órgão vinculado à Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional.

As aulas de produção textual começaram no dia 17 e acontecem novamente nesta quinta-feira (24). Depois, nos dias 7, 14, 21 e 28 de junho, encerrando em 12 de julho, sempre às quintas. A coordenadora do CFCG, professora Regina Célia, informou que, mesmo as aulas tendo começado, os interessados podem se inscrever porque dá tempo de acompanhar o conteúdo programado.

Já o de Africação será ministrado durante cinco sextas-feiras seguidas, até o dia 28 de junho, das 9h ao meio-dia, no próprio Centro de Formação. A lei, de 9 de janeiro de 2003, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

O objetivo é promover, entre os profissionais o conhecimento das manifestações culturais e o acesso à cultura africana, que compõe a nação brasileira, de maneira a dirimir posturas preconceituosas, discriminatórias e racistas.

O Centro de Formação está funcionando em novo endereço: rua Bráulio da Silva Gomes, s/n, bairro Botafogo, atrás do Senai.

Conheça o CFCG – O Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG) desenvolve variadas atividades de formação continuada com os profissionais da Educação macaense. São cursos de curta duração, palestras, pesquisas e também realiza divulgação pedagógica e científica. Além disso, a equipe documenta a história da Educação do município. A formação continuada foi estruturada para atender as legislações e fortalecer esse espaço fundamental na organização, sistematização, entendimento e reflexão das práticas pedagógicas da rede municipal de ensino de Macaé.

O objetivo da criação do Centro foi possibilitar uma aproximação entre a atuação em sala de aula e os conhecimentos que se fundamentam atendendo e qualificando os educadores que trabalham nas escolas municipais. No ano passado, o CFCG ofereceu cerca de 70 cursos atendendo 4.500 profissionais da rede, entre eles, professores, orientadores pedagógicos, auxiliares de serviços escolares e outros em 184 turmas de formações.