Foto: Arte
Live “Reflexões sobre Práticas Educativas no Ensino de Ciências” acontece dia 29
As inscrições para a live “Reflexões sobre Práticas Educativas no Ensino de Ciências” estão abertas até o dia 28 (quarta-feira). A atividade vai acontecer no dia 29 (quinta-feira), das 16h às 18h, no endereço eletrônico: https://youtu.be/kKDRs9Dt-zk. O tema será "Desafios e potencialidades do ensino remoto: as experiências da Emei Wanderley Quintino Teixeira (Macaé-RJ)". Os interessados podem se inscrever no link do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG). O encontro virtual faz parte do Fórum Norte-Fluminense de Educação em Ciências.
A programação contará com as presenças das professoras pedagogas: Diullia Soares, Leone Rangel, Lídia Tavares e Patrícia Coutinho, da Escola Municipal de Educação Infantil Wanderley Quintino Teixeira. Também haverá a participação do professor doutor Gláucio Aranha (Instituto Nutes de Educação em Ciências da Saúde - UFRJ). O objetivo é estabelecer diálogos, que produzam reflexões sobre os desafios do ensino remoto no contexto da educação escolar. Para isso, será enfatizada a apresentação das experiências vivenciadas na unidade Wanderley Quintino.
Todos os participantes do evento receberão certificados. A expectativa é contar com a participação de professores da rede municipal de ensino básico, pesquisadores e educadores dos diversos assuntos acerca da temática de cada encontro. Durante o encontro online, os professores de Ensino Básico serão convidados a apresentar uma prática/experiência desenvolvida em sua atuação docente e contará com pesquisadores/professores para desenvolver reflexões sobre sua ação. A ideia é que a interação entre os convidados possa construir oportunidades de socializar, discutir, refletir e aprofundar a práxis docente, de forma dialógica, em suas interfaces com a pesquisa, possibilitando diversos caminhos para a continuidade das ações nas escolas.
Fórum de Educação – Este ano, as lives do Fórum serão sempre na última quinta-feira de cada mês. Criado em 2019, o objetivo do Fórum é estabelecer um espaço de discussão, reflexão e problematização da Educação em Ciências na região. O Fórum é anual e organizado pelos cursos de licenciatura em Química e Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), articulado com Instituições de Ensino Superior (IES) e órgãos públicos de educação básica da região. Em Macaé, a parceria é feita com a prefeitura, através do Centro de Formação Carolina Garcia, vinculado à Secretaria de Educação e a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).