Inscrições abertas para II Festival Estudantil de Dança Indígena

24/03/2017 11:07:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão - Arquivo Secom

Expressões da cultura indígena serão estudadas e apresentadas pelos alunos

Seguem abertas até o dia 12 de abril, as inscrições para o II Festival Municipal Estudantil de Dança Indígena de Macaé. A programação será realizada no dia 19 de abril, a partir das 13h, no Centro Cultural Rinha das Artes. O espaço funciona na rua Dr. Júlio Olivier, 633, Centro. Poderão participar alunos da rede municipal, estadual e privada com coreografias inéditas dos gêneros e estilos musicais, indígenas brasileiros.

O Festival é uma ação que visa incentivar a valorização histórica cultural da população indígena brasileira nas escolas, além de descobrir e incentivar talentos. As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente no formulário disponível aqui.

A escola interessada em participar poderá inscrever uma coreografia, com no máximo 12 participantes. Para a coordenadora, Cynthia Gonçalves, a expectativa é contar com um expressivo número de alunos. "A intenção é envolver os alunos em um belo evento", ressaltou.

Entre os objetivos da programação estão ainda a integração entre escolas e estudantes; a convivência harmoniosa; estimular a criatividade individual e coletiva, a produção coletiva e a socialização dos sucessos; promover a circulação de bens culturais; além de incentivar e divulgar os trabalhos dos participantes. Outras propostas são a criação e a manutenção de espaços, tendo a dança como forma de arte nas escolas.

Serão conferidos a todos os participantes certificados de participação. Todas as coreografias serão avaliadas por comissão julgadora, que atribuirá notas entre 5 e 10 pontos, em cada um dos seguintes critérios: criatividade; empatia; domínio coreográfico; fidelidade histórico cultural e interpretação.

Cada unidade deve enviar um release sobre a apresentação contendo informações sobre o tema escolhido para o endereço eletrônico: semed.extracurricular@gmail.com. Mais informações serão repassadas na sala 216, da Secretaria de Educação ou pelo telefone 2796-1654.