Inscrições abertas para os Jogos Estudantis

04/10/2017 13:31:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom/Rui Porto Filho

Alunos das escolas da rede municipal já podem se inscrever para a competição de atletismo

Alunos do 6º ao 9º ano (Ensino Fundamental II) das escolas da rede municipal devem ficar atentos, pois já estão abertas as inscrições para o XXIII Jogos Estudantis das Escolas Municipais (Jeem) Atletismo. O cadastro está disponível na secretaria das escolas para o preenchimento dos participantes até o próximo dia 11. O evento será realizado no dia 25, no Forte Marechal Hermes, com provas de saltos, arremessos e lançamentos. Os estudantes interessados também podem se inscrever na sede da Secretaria de Educação, sala 213, das 8h às 17h.

A programação contará com três categoria (A, B e C), em que os alunos serão divididos por idade, altura e peso. Para traçar os procedimentos do Jeem Atletismo, no dia 19, a equipe organizadora dos jogos vai realizar um "Congresso Técnico", a partir das 10h, na Secretaria de Educação, sala 214, onde será alinhado o regulamento com os professores de Educação Física da rede.

Segundo o regulamento do Jeem Atletismo, todas as provas de salto, arremessos e lançamentos, seguirão os procedimentos constantes na regra da International Association of Athletics Federations (IAAF), versão brasileira, executando em todas as provas de saltos arremessos e lançamentos. Todos os alunos/atletas terão o direito de efetuar duas tentativas, classificando para a final cinco alunos que forem os melhores classificado de cada categoria e gênero.

Além disso, tendo menos de cinco alunos/atletas em cada categoria e gênero participando de qualquer uma das provas de saltos, arremessos e lançamentos, não haverá etapa classificatória. Os alunos/atletas deverão competir em uma ordem feita por sorteio. Havendo final, cada aluno ou atleta classificado terá direito a efetuar duas tentativas, sendo realizado novo sorteio para definição da ordem de competição. Para definição da classificação final, será creditado o melhor resultado do aluno/atleta.

De acordo com o coordenador de Esportes da Secretaria de Educação, Adriano Marques, na modalidade de salto em altura, durante o "Congresso Técnico" será definida a regra para altura inicial em que a barra será colocada em cada categoria e gênero. "O que temos de definido é que o aluno terá que aumentar os dois primeiros saltos de 10cm em 10cm e, após, de 5cm em 5cm. O restante das regras fecharemos durante o Congresso Técnico", explicou.

Jeem atrai interesse

O Jeem Atletismo é uma das competições mais esperadas pelos alunos/atletas da rede. Muitas escolas já começaram a treinar para esta programação e outras competições. O Ciep Municipal Maringá é um deles. A escola, que funciona no Campo do Oeste, desenvolve o projeto de Atletismo, que abrange estudantes de outras escolas e municípios como Rio das Ostras. A atividade envolve alunos a partir de 11 anos e conta o trabalho dos professores Leonardo Areas, Marcelo Machado, Bruno Firmino e Hiller Franco.

Eles treinam na quadra do colégio, Forte Marechal Hermes e Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, além da academia da praça Washington Luiz. O grupo de talentos do projeto do "Maringá" conta com seis atletas que subiram recentemente ao pódio nos Campeonatos Estaduais sub-16, realizado no Rio de Janeiro, nos dias 9 e 10 de setembro. Dos seis participantes, quatro faturaram "ouro". São eles: Siloé Barbosa, que ganhou medalha de ouro no salto em altura e prata no salto em distância; as irmãs Solene e Suellen Martins de Paula, que ganharam a primeira e segunda colocação, respectivamente, no lançamento do dardo; Brayan Alves Garcia, também ganhador do ouro no lançamento do dardo e bronze no pentatlo.