Inscrições para Fórum Regional de Gestores da Educação seguem até o dia 20

14/11/2017 10:15:00 - Jornalista: Joice Trindade

Evento será dia 28 na Cidade Universitária, das 9 às 17 horas

Macaé será sede no próximo dia 28 do Fórum Regional de Gestores da Educação, no auditório da Cidade Universitária, das 9h às 17h. A programação é direcionada a gestores de municípios da região. Os interessados podem se cadastrar até o dia 20 (segunda-feira), por meio do site oficial www.macae.rj.gov.br/semed. Cada município poderá inscrever até cinco participantes, entre secretário (a) de Educação e quatro técnicos.

O Fórum Regional de Gestores da Educação Básica é um evento que mobiliza lideranças educacionais de diversos municípios do Rio de Janeiro. A programação será marcada por debates, interação e troca de experiências para possibilitar aos participantes o conhecimento das diversas realidades e iniciativas pedagógicas, administrativas e financeiras bem sucedidas, realizadas no âmbito das cidades.

Com a realização do Fórum, o objetivo da organização do evento é propiciar aos gestores da Educação Básica dos municípios, o conhecimento de experiências que desafiam e transformam a qualidade da Educação Básica, visando à realização de ações unificadas, desafio proposto pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

Processo pedagógico será abordado

A abertura do Fórum Regional de Gestores da Educação será às 9h. Em seguida haverá apresentação pelos municípios das práticas de sucesso. Já às 14h serão iniciadas as salas temáticas, que serão divididas por seis eixos: pedagógico, que trata das ações da gestão com foco no resultado dos alunos; engajamento e responsabilidade dos gestores, professores, especialistas, alunos, pais e/ou responsáveis na relação com o processo ensino-aprendizagem.

Outro eixo é o Financeiro, com destaque aos mecanismos para operacionalizar os programas de transporte, alimentação escolar, eventos culturais intra e extra espaço escolar. Na lista de eixos também está o Administrativo, que abrange a política de valorização profissional; plano de carreira específico para profissionais da educação; piso salarial nacional; garantia de jornada de trabalho e uma única escola com tempo de planejamento incluído na Lei 11.738/08, além da possibilidade dos professores destinarem um terço do tempo total de suas jornadas às atividades realizadas fora de sala de aula.

O eixo quatro será Formação, com desafios de uma concepção teórica para compreensão do trabalho pedagógico nas salas de aula e das avaliações internas e externas. O eixo cinco consiste no tema Infraestrutura, com enfoque para aspectos elementares para o funcionamento de uma escola, além de espaços que permitem o convívio social, o desenvolvimento motor e equipamentos e dependências adequadas para atender estudantes com necessidades especiais. O último eixo será o Diversidade, sobre horário integral, inclusão, africanidade, violência e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Acesse a ficha de inscrição, preencha e encaminhe até 20 de novembro para o e-mail forumreginaldegestores@gmail.com