Kolirius Internacional leva a arte do grafite para as ruas de Macaé

27/07/2019 20:07:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Bruno Campos

Colégio Maria Letícia recebe o trabalho de 35 artistas de diferentes partes do país

Cores, traços e conscientização. Esses são alguns dos ingredientes que dão forma à nona edição do Kolirius Internacional de Grafite, iniciado neste sábado (27). O local escolhido para este ano é o Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho (Novo Cavaleiros). No espaço, em áreas internas e externas, 35 artistas de diferentes locais do Brasil dão liberdade à sua imaginação, tendo como base temáticas voltadas para o universo educacional como amizade, valorização, meio ambiente e igualdade racial. A manifestação cultural, iniciada em 2011, virou tradição ao expressar por meio da arte urbana uma homenagem à cidade por ocasião do seu aniversário, comemorado no dia 29 de julho.

Idealizador e um dos artistas do evento, Marlom Muk, celebra os 206 anos de Macaé e a realização de mais uma edição do Kolirius. “É uma vitória conseguirmos chegar nesta nova edição podendo oferecer mais esse presente para a cidade. Estamos aqui para oferecer belas imagens e mensagens por meio do grafite”, destaca.

Com artistas vindos de locais como Aracaju, Curitiba e São Paulo, a riqueza do evento se traduz pela conexão e trocas realizadas pelos participantes. Um dos grandes expoentes do grafite do Brasil, Mazola Marcnou, integra a equipe e está animado com a sua primeira vinda a Macaé. “É muito prazeroso participar de um evento como esse, ainda mais dentro de um ambiente escolar. Na minha época a gente não via isso, é muito bom vermos esse incentivo à cultura atrelado com a educação”, afirma o artista paulistano.

O sábado também foi marcado pela apresentação da equipe do Macaé Basquete e música com DJ convidado no colégio. Na segunda-feira (29), o Kolirius leva a sua arte para o muro da fachada do antigo Chaplin´s Bar, próximo à esquina do Colégio Estadual Luiz Reid, com uma homenagem à memória de Samuel Marques, dono da casa de shows que funcionou até o ano 2000, em Macaé. Os artistas também atuarão na avenida Atlântica, próximo ao Hotel Royal, nos Cavaleiros.

A nona edição do Kolirius Internacional de Grafite tem o patrocínio da EDF Norte Fluminense, Taeco Tintas e Colorgin Arte Urbana.

Desfile e inauguração marcam as comemorações dos 206 anos de Macaé

O clima festivo da segunda-feira (29), data da fundação da Vila de Macaé, será iniciado com a solenidade cívica de hasteamento da bandeira em frente ao Paço Municipal, na Avenida Presidente Sodré, no Centro. Logo depois, as atenções se concentrarão para a realização do tradicional desfile cívico, na Imbetiba, a partir das 9h30, com a participação de alunos da rede municipal e corporações musicais.

Às 12h30, a antiga Bariloche será apresentada à população como o mais completo projeto de assistência pública em Saúde, com a inauguração do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba. O espaço oferecerá consultas em 28 especialidades médicas, exames, diagnósticos, tratamentos, medicamentos e até pequenas cirurgias. Também funcionará o sistema de Controle e Avaliação, serviços de órtese e prótese, reabilitação multiprofissional e farmácia popular.

No dia 4 de agosto, também em comemoração ao aniversário de Macaé, acontecerá a apresentação da Esquadrilha da Fumaça da Aeronáutica, às 15h30, entre os postos 1 e 2, da orla da Praia dos Cavaleiros. Serão 30 minutos de acrobacias com sete aviões, que sairão de São Pedro da Aldeia.