Foto: Ana Chaffin
A preservação de recursos hídricos, como a Lagoa de Imboassica, também é alvo dos trabalhos
Os meios hídricos do município começam a ser beneficiados com as obras do sistema de tratamento de esgoto realizadas pela prefeitura, por meio da Parceria Público Privada (PPP), com participação da Odebrecht Ambiental e da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), que fiscaliza os trabalhos. Até o fim de 2015 serão construídos 42 quilômetros de rede coletora. O primeiro módulo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centro evitará o despejo de esgoto na Lagoa de Imboassica e no Rio Macaé, contribuindo ainda para outros meios hídricos como o Canal do Capote, na Linha Verde.
A construção da rede coletora é um passo importante no processo de despoluição dos cursos d’água do município. Durante anos, todo o esgoto gerado pelos imóveis era direcionado diretamente para rios e lagoas. Com o desenvolvimento das obras do esgotamento sanitário, esse mesmo efluente será encaminhado à ETE, onde receberá o tratamento necessário para ser devolvido à natureza dentro de padrões ambientais exigidos pela legislação.
O presidente da Esane, Marcos Muffareg, alerta sobre a importância dos moradores conectarem a residência à rede coletora. “É preciso não esquecer que esse processo de despoluição dos meios hídricos e ganho no meio ambiente e na saúde com o tratamento do esgoto só será possível se o morador fizer sua parte, conectando sua residência”.
As obras de construção da rede coletora estão avançadas e, nesta última semana de maio, as frentes de trabalho da concessionária acontecem na Avenida Prefeito Aristeu Ferreira da Silva, Jequitibá e Alameda Tenente Célio (Granja dos Cavaleiros); Rua Aristeu Ferreira da Silva (cont.) e Arquimedes de Souza França (Vale Encantado); Avenida Aloísio da Silva Gomes e Rua Sem Nome, próxima à Pizzaria Santa Lenha (Bairro da Glória).
Trânsito – Por conta das obras, os condutores devem redobrar a atenção, devido à ocorrência de interdições momentâneas e parciais no trânsito. A Avenida Aloísio da Silva Gomes, sentido Rua das Firmas, estará com desvio, o trabalho acontece das 8h às 18h, de segunda a sábado e ficará interditada em meia pista, no sentido Linha Verde. A Alameda Tenente Célio também terá a via interditada em meia pista, no sentido São Marcos.