Live fará passo a passo de inscrição nos editais culturais

25/11/2020 18:59:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Arte Live lei Aldir Blanc

Para esclarecer sobre os editais de prêmios abertos, a Secretaria de Cultura promove nesta quinta-feira (26), às 18h, a ‘Live editais lei Aldir Blanc’. A transmissão ao vivo será pelo canal do Youtube do órgão (Secretaria de Cultura de Macaé). A iniciativa é realizada em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé (CMPCM).

Os editais abertos pelo município para implementação da Lei Federal de emergência cultural Aldir Blanc (14.017/2020) são estratégias para mitigar os efeitos do necessário isolamento social no período da pandemia de Covid-19 para o setor cultural.

“Durante a live, vamos tirar dúvidas sobre os dois editais que estão abertos, o ‘Macaé Cultura Ativa’ e ‘Macaé Cultura na Rede’. Participarão a equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura e um representante do Conselho Municipal de Cultura. Vamos fazer o passo a passo das inscrições”, frisa a secretária de Cultura, Francine Braz.

“A participação dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, não só na live, mas também nos editais que estão abertos, é fundamental para a boa utilização dos recursos que o município recebeu da Lei Aldir Blanc. Esta lei é resultado de uma longa mobilização nacional em prol de um auxílio emergencial para a cultura e agora chegamos num momento importante: os editais”, ressalta a recém-eleita presidente do CMPCM, Aline Barbosa, que é palhaça, artista de rua e produtora independente. Aline foi eleita conselheira pelo segmento do teatro.

O Prêmio Macaé Cultura Ativa destinará R$ 100 mil, distribuídos em 20 prêmios de R$ 5 mil a ações artísticas e culturais em Macaé, que podem ser realizadas após o estado de calamidade pública. Para participar é necessário comprovar atuação na promoção das artes e da cultura na cidade por ao menos um ano antes desta legislação.

Os agentes culturais que foram anteriormente contemplados com algum dos subsídios mensais previstos na lei Aldir Blanc não poderão participar do ‘Macaé Cultura Ativa’ e do ‘Macaé Cultura na Rede’. O ‘Macaé Cultura na Rede’ foi lançado anteriormente ao ‘Cultura Ativa’, em 15 de outubro. O segundo foi divulgado em 21 de outubro. Ele premiará 200 vídeos de apresentações artísticas e até 39 vídeos de capacitação ou de oficinas culturais.

Os prazos para inscrição em ambos os editais terminam nas primeiras semanas de dezembro. O ‘Macaé Cultura na Rede’, em 2 de dezembro e o “Macaé Cultura Ativa’, no dia 7.

Os editais estão disponíveis no Portal da Prefeitura, plataforma utilizada também para as inscrições. Os prêmios foram elaborados pela Secretaria Municipal de Cultura em conjunto com o Comitê Gestor criado na Regulamentação Municipal da Lei Aldir Blanc (DM 153/2020).