logo

Lives educacionais começam nesta terça-feira

28/06/2021 15:44:00 - Jornalista: Joice Trindade

Esta edição terá como tema "Cultura Maker"

Será iniciada nesta terça-feira (29), às 18h, a programação de lives educacionais sobre "Inovações nas práticas pedagógicas". Quem quiser assistir pode acessar a plataforma neste link. Esta edição terá como tema "Cultura Maker". Podem participar professores, professores orientadores educacionais, orientadores pedagógicos, diretores, alunos, responsáveis e familiares dos estudantes. O foco será o processo de aprendizagem significativo.

A programação da Secretaria de Educação é uma parceria da equipe de Orientação Educacional, da Superintendência de Educação Multiprofissional, e do Programa de Inovações Pedagógicas #Inovare Aprender, do lab Inovar. O objetivo será trazer a proposta da Cultura Maker para a escola, propondo uma estratégia de trabalho por meio de projetos que colaborem para o desenvolvimento das competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para formação integral do aluno, ao longo da educação básica.

O encontro será ministrado pelas profissionais Luemy Ávila (coordenadora de Robótica e Inovação da Secretaria de Educação) e Laureliane Sales (professora de Robótica e Educação Maker). As próximas edições vão apresentar as temáticas "Pensamento computacional" e "Aprendizagem criativa". A previsão é que as lives aconteçam sempre nas últimas terças-feiras de cada mês.

Inovar

A rede municipal também conta com o lab#InovareAprender, reconhecido por ser o ambiente dos makerspace, laboratório voltado para a criatividade, tecnologia, ciência e inovação. Durante a suspensão das aulas, o programa realiza lives, cursos de formação online e compartilha informações em suas redes sociais. A robótica integra estações que envolvem, diretamente, uma média de 4 mil estudantes. O programa InovareAprender é voltado para inovação pedagógica e a robótica é realizada pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Ciência e Tecnologia.