Últimos preparativos para a Brasil Offshore

19/06/2017 14:28:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Ajustes finais movimentam o Centro de Convenções

Os preparativos para nona edição da Brasil Offshore, Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás, terceiro maior evento de petróleo do mundo, estão na reta final nesta segunda-feira (19). De acordo com a empresa organizadora, Reed Exhibitions Alcântara Machado, 80% da estrutura já está concluída. O evento começa nesta terça-feira (20) e prossegue até sexta-feira, das 14h às 21h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em Macaé. A estimativa é receber 550 marcas expositoras, 53 mil visitantes e movimentar R$ 250 milhões em negócios, em um espaço de 40 mil metros quadrados.

- A feira é sempre um marco para a região e traz o que existe de melhor no mercado de petróleo e gás. A Bacia de Campos complete 40 anos esse ano e o evento será uma oportunidade para discutir os novos rumos do setor - , disse o diretor da Brasil Offshore, Daniel Pereira, acrescentando que os visitantes terão a oportunidade de ampliar sua rede de contatos e gerar novas parcerias.

Diversos órgãos da Prefeitura de Macaé estarão na feira. No estande da gestão municipal, situado logo no começo do pavilhão, haverá programação diversa. A Secretaria de Ambiente vai prestar informações referentes ao trabalho realizado pelo Licenciamento Ambiental Municipal, todos os dias, sempre das 14h às 21h. Já a Coordenação Geral de Políticas sobre Drogas estará presente na próxima quarta-feira (21), com o serviço "Redução de Danos: uma proposta de cuidado para o mundo Offshore", das 14h às 16h.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, por sua vez, receberá as demandas de licenciamento das empresas, ação prevista no Decreto Municipal 1244/2017, durante todo o período da feira, entre 18h e 19h.

A Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda promoverá cadastramento de currículos no balcão de empregos da prefeitura; informações sobre emissão de carteira de trabalho e emissão de identidade; e terá visita da equipe multidisciplinar aos stands, buscando parcerias. Sempre das 14h às 20h, entre os dias 20 e 23.

E a Secretaria de Educação, por meio da Secretaria Adjunta de Capacitação Profissional, apresentará como aula prática a atuação dos alunos do curso de qualificação em Agente de Informações Turísticas. Será nos dias 20 e 21, de 13h às 17h.

Transporte

Para orientar os condutores de veículos direcionados à Brasil Offshore, a Secretaria de Mobilidade Urbana preparou diversas ações. O transporte público oferecerá a linha exclusiva de ônibus "Brasil Offshore", das 13h às 22h, de 20 em 20 minutos, saindo do Terminal Central, na plataforma 7. Outras opções são as linhas T-11 e T-111 (Lagomar) e A-73 (Engenho da Praia), que passam em frente ao Centro de Convenções. Serão disponibilizados cerca de 50 agentes de trânsito, 10 fiscais de transporte e três veículos durante todos os dias da feira.

Os expositores e visitantes também contarão com 10 táxis que irão ficar estacionados no interior da área do Centro de Convenções. Outras unidades permanecerão na área externa e serão direcionadas ao ponto exclusivo na medida em que houver vagas. Os profissionais receberam capacitação, recentemente, e foram devidamente credenciados para atuar no evento.

Robótica

Os estudantes de Robótica da rede municipal irão participar da Brasil Offshore. Eles vão apresentar aos empresários, nos dias 22 e 23, três protótipos sobre energia sustentável. Pela primeira vez, o projeto #Inovareaprender estará na programação. A proposta é destacar trabalhos relevantes ligados à energia e sustentabilidade que são elaborados pelos estudantes.

Programação

Para aprofundar o conhecimento, a Brasil Offshore, em parceria com a Society of Petroleum Engineers (SPE), irá ministrar conferências técnicas para os visitantes da feira. Os encontros acontecerão entre os dias 20 e 22 de junho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas durante o credenciamento do evento.

Na quarta-feira, 21, a sessão sobre ‘Poços e Reservatórios’ contará com a palestra de representantes da Petrobras, ENEVA e Queiroz Galvão.

O último dia de painel, 22, ficará a cargo da Petrobras, Helox e SBM Offshore a apresentação sobre ‘Subsea Topside’ sobre a necessidade de expansão de soluções tecnológicas que sejam mais acessíveis ao cenário econômico do país.


Fotos Relacionadas