Evento reunirá escritores, músicos, palestrantes, dança, apresentação de Jongo e capoeira
O ator e modelo Luciano Szafir estará em Macaé participando da abertura oficial do II Festival de Literatura & Cultura (FlicMac) que a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza desta quarta (23) até sexta-feira (25), na Cidade Universitária. Szafir, também escritor, autor do livro “Quando os Sonhos se Tornam Realidade, com Rosana Beni, vai falar sobre a importância da arte, às 9h30. O FlicMac traz a Macaé também os renomados escritores, o mineiro Júlio Emílio Braz, ganhador do Prêmio Jabuti, no Café Literário, nesta quarta, às 15h, e a capixaba Elisa Lucinda, poeta, jornalista, cantora e atriz, no mesmo espaço, sexta, às 13h. A entrada é franca nos três dias do evento.
A programação é extensa com atrações simultâneas em seis espaços diferentes: palco, espaço livre, flicmaczinha, café literário, galpão literário e espaço da convivência. O tema central do festival é “Mama África – a Literatura e a Arte como Forma de Vencer o Preconceito”. Todas as escolas públicas e particulares do município foram convidadas para participar e a expectativa é de que pelo menos oito mil pessoas prestigiem o festival, segundo o secretário municipal de Educação, Guto Garcia.
O festival é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Cultura da Superintendência de Educação Integrada, e há atrações em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, como a apresentação da Orquestra Popular Macaense. A Cidade Universitária conta com amplo estacionamento gratuito e podem participar do festival pessoas de todas as idades.
“O FlicMac é uma oportunidade de levarmos literatura e cultura a todas as pessoas no mesmo espaço, cheio de atrações e debates sobre temas importantes, além de programação e conteúdos também para as crianças porque é importante ampliar os conhecimentos desde pequeno. A população terá a oportunidade de conhecer as obras e os autores durante o evento e até bater papo com eles. Convido as crianças, jovens, adultos e idosos para participarem deste festival. Haverá atrações para todas as idades”, destacou o secretário.
O evento reunirá, além de escritores, músicos, contadores de história, palestrantes, dança, apresentação de jongo, capoeira, exposição de projetos pedagógicos da rede pública municipal de ensino, lançamento de livros, bate-papo e autógrafos com autores. Haverá, ainda, exposição de fotografias e de desenhos e oficinas de turbantes. O I Festival foi realizado em novembro de 2017, na Praia de Imbetiba.
A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros, em frente ao Shopping Plaza Macaé.
Conheça as atrações especiais
Júlio Braz fará um bate-papo sobre as suas obras, o mundo acadêmico e a importância da literatura infantojuvenil que lhe rendeu o prêmio Jabuti pelo seu primeiro livro, Sanguairu. Elisa Lucinda estará no Café Literário, na sexta-feira, às 13h, destacando questões sobre a arte e a poesia no cotidiano e os seus últimos trabalhos como a coletânea de textos “Livros do Avesso, os pensamentos de Edite”. Ela é autora de livros como “A Menina Transparente”, “A Dona da Festa”, “A Fúria da Beleza”, “A Poesia do Encontro”, entre outros.
Braz é também ilustrador, já publicou mais de 150 obras e ganhou o Austrian Children Book Award, em 1997, pela versão alemã de “Crianças na Escuridão”. Ele é autor também de “Cenas Urbanas”, ‘Abre-te Sésamo”, “Zumbi o Despertar da Liberdade”, “Um Conto de Fim de Mundo – A Prostituição Infantil”, entre outras obras.
Szafir participou em mais de 18 novelas, entre elas Malhação, Anjo Mau e O Clone, na Rede Globo, e também atuou como apresentador, além de ser empresário. No cinema, fez quase 20 filmes como Ópera do Mallandro e os Dez Mandamentos, entre outros.