Mais de 183,5 mil pessoas foram atendidas nos polos fixos e unidades da ESF da Serra e receberam a primeira dose
Ao realizar, no último sábado (2), a vacinação dos adolescentes a partir de 12 anos e cumprir mais uma etapa no calendário de imunização contra a Covid-19, Macaé atinge a marca de 70% da população geral vacinada com a primeira dose.
De acordo com os dados atualizados diariamente no sistema “Macaé Vacina”, instituído pela Lei Municipal 4.724/2021, sancionada pelo prefeito Welberth Rezende no dia 16 de março deste ano, mais de 183,5 mil pessoas foram atendidas nos polos fixos e unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Serra e receberam a primeira dose, ou dose Única, dos imunizantes entregues pelo Ministério da Saúde e distribuídos pela Secretaria Estadual de Saúde.
O município registra também 40,3% da população geral vacinada com a segunda dose contra a Covid-19, e mantém em dia o calendário de vacinação de retorno.
Macaé já cumpriu todas as etapas previstas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) para a vacinação do público geral acima de 18 anos, além dos adolescentes de 17 a 12 anos. Nesta quarta-feira (6), o município inicia a aplicação da dose de reforço para as pessoas que receberam a segunda dose contra a Covid-19 até o dia 28 de fevereiro.
A Secretaria de Saúde agiliza também o lançamento dos dados da vacinação no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), que alimenta os dados lançados no sistema Conecte-SUS, administrado pelo Ministério da Saúde.
Eficácia
A comprovação da eficácia da campanha municipal de vacinação contra a Covid-19 é registrada também pela redução dos índices da pandemia. Desde julho, o município segue em situação de risco baixo (bandeira verde), com redução da taxa de ocupação dos leitos de CTI e diminuição da circulação e incidência do vírus.
De acordo com os novos dados do estudo “Covidímetros com Estimativa”, realizado pelo Grupo de Trabalho Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé mantém o menor índice de risco da pandemia (Baixo: 0,82), em comparação a média estadual (Alto: 1,25) e as demais cidades também avaliadas pela equipe, Rio de Janeiro (Alto: 1,46), Niterói (Moderado: 1,15), Duque de Caxias (Alto: 1,24) e Nova Iguaçu (Alto: 1,21).
Doses Aplicadas (04/10/2021)