Macaé busca parceria para instituir modelo internacional de proteção de aves

27/08/2021 13:03:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Cooperação foi proposta pelo secretário de Ambiente, Juninho Luna, ao chefe de Conservação do Parque das Aves, Benjamin Timothy Phalan

O governo municipal busca no Parque da Aves, em Foz do Iguaçu, a referência para instituir no Parque Atalaia o modelo de proteção e conservação de aves nativas da Mata Atlântica, com reconhecimento internacional de preservação da biodiversidade.

A proposta é criar no Atalaia um espaço dedicado a receber e tratar aves resgatadas em cativeiro, e promover intercâmbio junto ao Parque das Aves para assegurar a recuperação e adaptação desses animais, para que sejam reintegrados à natureza.

Esse modelo de cooperação de trabalho foi proposto pelo secretário municipal de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna, ao chefe de Conservação do Parque das Aves, Benjamin Timothy Phalan. O projeto terá como referência o Chauá, espécie brasileira de papagaio ameaçada de extinção, já identificado em Macaé.

“A nossa proposta é promover um intercâmbio de trabalho técnico, estabelecendo no Parque Atalaia um polo de resgate e proteção de aves resgatadas. Após o tratamento adequado, esses animais serão transferidos para o Parque das Aves onde serão reintegrados à natureza”, destacou Juninho.

Em visita ao Parque das Aves, nesta quinta (26) e sexta-feira (27), o secretário identificou também projetos de preservação e iniciativas de conscientização que serão realizadas em Macaé, com objetivo de lutar contra o risco de extinção do Chauá e todas as demais aves nativas da Mata Atlântica.

A proposta de parceria entre a Secretaria Municipal do Ambiente e o Parque das Aves conta também com o apoio de pesquisadores do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ).

Uma visita do Chefe de Conservação do Parque das Aves a Macaé também está programada. Benjamin conhecerá o Parque Atalaia, além do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.


Fotos Relacionadas