Macaé celebra o Dia da Cultura com programação diversificada

04/11/2016 14:57:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Rui Porto Filho

Programação começa neste sábado homenageando artistas, produtores e Rui Barbosa

O Brasil comemora o Dia Nacional da Cultura neste sábado, 5 de novembro e Macaé celebra a data com uma programação diversificada durante todo o mês. Música, poesia, dança, literatura e exposições acontecem a partir deste sábado (5), com a apresentação da Orquestra-Escola da Emart (Escola de Artes Maria José Guedes), ligada à Fundação Macaé de Cultura, às 14h, no Calçadão, no Centro, homenageando artistas, produtores e o jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa.

Entre os dias 18 e 20, a Biblioteca Pública "Professora Henriqueta Marotti", localizada no Centro Cultural "Antonio Otto de Sousa", em Glicério, estará realizando o projeto "Cultura de Novembro". Trata-se da mobilização cultural com a participação de estudantes do Colégio Municipal Raul Veiga e da comunidade.

Segundo a responsável pelo Centro Cultural, Célia Jatobá, no dia 18 (sexta-feira), às 18h, o "Cultura de Novembro" apresenta um Sarau de Poesias, em homenagem ao poeta, João do Rio, para os estudantes do ensino médio da Serra, do período noturno. No dia 19 (sábado), ainda no mesmo espaço, haverá o lançamento de vários livros e a Noite de Talentos, com música, dança e poesia. No domingo (20), a partir das 10h começa a expressão cultural mais forte da cultura afro que mistura luta, dança, cultura popular, música - Roda de Capoeira, com o mestre Anú.

- Durante todo o evento teremos no Centro Cultural "Antonio Otto de Sousa", uma exposição do Instituto Vida Sustentável, denominada "Pássaros do Brasil". Para a realização deste projeto, a Fundação Macaé de Cultura conta com a parceria das secretarias de Educação e do Interior e o apoio do SIT (Sistema Integrado de Transporte), além de outros parceiros – disse Jatobá.

De acordo com a Presidente da FMC, Tânia Jardim, esta série de atividades culturais apresentadas à população durante este mês visam destacar todas as manifestações artísticas que são produzidas e que estão presentes em nossos costumes.

- Macaé ainda é celeiro de cultura. Por isso, precisamos homenagear os artistas, criadores e todos os responsáveis pelas manifestações culturais que enriquecem o município. Música, poesia, dança, literatura e exposições nada mais são do que a expressão popular, o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de nosso povo -, pontuou Jardim.

Sobre a data - O Dia da Cultura, 5 de novembro, foi instituído por meio de Lei Federal, em 1970. É uma homenagem ao jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Barbosa, que foi importante defensor das liberdades civis. Em 1907, ele representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia, na Holanda, e, já no final de sua vida, foi eleito juiz da Corte Internacional da Paz. Rui Barbosa também presidiu a Academia Brasileira de Letras após a morte de Machado de Assis. Hoje, o seu acervo intelectual, biblioteca e móveis são administrados pela Fundação Casa de Rui Barbosa, órgão vinculado ao Ministério da Cultura.