Macaé e instituições empresariais buscam gerar oportunidades

23/09/2021 13:00:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Márcio Siqueira

Trabalho e Renda apresenta estratégias para atender mão de obra local

O ciclo de desenvolvimento já registrado pelo município neste ano, através dos investimentos consolidados pelos principais segmentos da economia local, leva o governo municipal a buscar, junto às instituições empresariais, parcerias para criar oportunidades diante do novo perfil do mercado de trabalho local.

O planejamento, apresentado nesta quarta-feira (22) pela Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda, junto a representantes da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) e o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), tem como estratégia criar oportunidades para atender a mão de obra local, apoiando desde os jovens que se preparam para entrar no mercado, até os profissionais com mais experiência que encontram dificuldades para ser contratados pelas empresas, em função da idade.

Com mais de 139 mil pessoas cadastradas pela Central do Trabalhador, a Secretaria busca no apoio das instituições, também, a inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade, jovens infratores e pessoas com deficiência, nesta nova fase do mercado de trabalho de Macaé, impulsionado pela nova dinâmica do mercado de óleo e gás, expansão do setor varejista e a instalação de novas usinas termelétricas.

“Estabelecemos um novo olhar sobre o trabalho da Secretaria, que vai além da identificação de oportunidades de emprego. A nossa preocupação é assegurar que os trabalhadores cadastrados em nosso sistema tenham condições de participar desta nova etapa da economia de Macaé”, destacou a secretária de Trabalho e Renda, Sabrina Nunes.

O encontro ajudou a destacar também a importância da capacitação dos profissionais, diante da nova dinâmica das atividades econômicas que envolve desde os protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia da Covid-19, até as novas ferramentas digitais.

“A oferta do mercado também está relacionada à qualificação dos profissionais diante da nova necessidade das empresas. Este planejamento é importante, tanto para quem busca o emprego, quanto para quem contrata”, apontou o diretor da Acim, Leonardo Gazire.

A força do empreendedorismo local também foi destacado na reunião, uma indicativa que também requer apoio e incentivo.

“A mulher tem uma forte atuação na atividade comercial em Macaé que se revela também na iniciativa empreendedora, uma referência importante que merece receber todo o apoio, tanto das instituições empresariais, quanto pelo poder público”, afirma a diretora de comércio da Acim, Valéria Ribeiro.

Também participaram da reunião a diretora do Sindipetro-NF, Bárbara Suely da Silva Bezerra, e o diretor da Acim, Rodrigo Filho.