Macaé entra no programa de qualificação para as Olimpíadas

24/05/2016 11:46:00 - Jornalista: Lione Acácia/Assessoria Secretaria de Desenvolvime

Foto: Rui Porto Filho

Profissionais que trabalham com turismo estão convidados a participar

A cidade de Macaé foi contemplada com o acesso ao programa de qualificação para a Olimpíada e Paralimpíada de 2016. Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, os profissionais que trabalham no atendimento ao turista participarão do treinamento elaborado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Empresa de Turismo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro/TurisRio, o Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e a PUC-RJ, responsável por desenvolver a plataforma digital, disponível para tablets, celulares ou computadores.

O programa oferecerá um curso de qualidade no atendimento ao turista e utilizará uma plataforma de ensino, para dispositivos móveis: o Canal Braços Abertos. Tudo gratuito, e on-line no tempo e lugar da conveniência do participante.

Os candidatos devem ter, pelo mesmo, 18 anos, ter cursado até o sexto ano do Ensino Fundamental e trabalhar em locais onde tenham contato direto com o turista, como quiosques, barracas, no receptivo de pousadas, albergues, cama e café ou atuarem como prestadores de informações turísticas e guardas municipais, entre outros. A ideia é melhorar os serviços que serão oferecidos para visitantes e moradores em todo o estado.

Para o Subsecretário de Turismo, Léo Anderson, é mais uma oportunidade de engajamento da cidade com o evento da capital. "Estamos inseridos em um grande evento que acontece no Rio de Janeiro. Esse não é o primeiro projeto que a TurisRio nos dá de presente, então nosso desejo é que haja adesão em massa da cidade de Macaé", disse o subsecretário.

O conteúdo do curso abordará a comunicação básica com o turista em português e inglês, técnicas e comportamentos para o atendimento ao público e conhecimentos transversais como segurança, cuidado com o meio ambiente, higiene e saúde etc.

Ao final do programa, os participantes que concluírem o curso serão certificados. Também estão previstas premiações para aqueles que terminarem com sucesso e rapidez os módulos do curso.

Associações e entidades interessadas que seus membros participem do programa de qualificação para a Olimpíada e Paralimpíada devem encaminhar para o e-mail para sedecturmacae@gmail.com, com nome do candidato, CPF e e-mail. A partir desta inscrição inicial, o participante terá seu acesso liberado para iniciar o curso no portal a ser divulgado por ocasião do lançamento oficial do programa.