Foto: Divulgação
Objetivo foi conhecer as práticas da instituição que é referência internacional em ensino
Para estreitar relacionamento com a Universidade de Coimbra, em Lisboa, o presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Gleison Guimarães, visitou, esta semana, a instituição, umas das mais procuradas por brasileiros. A ideia foi, também, conhecer as melhores práticas do espaço que conta com três polos e diversos cursos.
- Não é uma parceria ainda, mas pode vir a ser. Portanto, encontros como esse são fundamentais para o fortalecimento da Cidade Universitária no nosso município. Conhecer experiências de sucesso é fundamental - frisa Gleison.
Segundo o presidente, a Universidade de Coimbra é referência em cursos acadêmicos nas áreas de Arquitetura, Educação, Engenharia, Humanidades, Direito, Matemática, Medicina, Ciências Naturais, Psicologia, Ciências Sociais e Desporto.
- A universidade tem mestrado em Administração Pública e isso vem ao encontro dos interesses de Macaé. Tivemos oportunidade de conhecer todo o material como objetivos, ementa, modelos, inscrições e exigências. Coimbra é uma cidade do conhecimento, além de possuir uma das mais antigas universidades em operação do mundo. São aproximadamente 25 mil estudantes. No mestrado em Direito, por exemplo, 80% dos interessados são brasileiros - destaca.
A coordenadora dos Serviços Acadêmicos da Faculdade de Direito, Isabel Vieira, recebeu o presidente da Funemac e permitiu o início de uma possível parceria que possibilitará um pouquinho de Coimbra em Macaé. Segundo Gleison Guimarães, ela colocou a disposição todo o material para que Macaé possa implementar uma das melhores práticas da universidade, o mestrado em administração pública.
O presidente da Funemac retorna a Macaé munido de documentos para análise por parte do corpo técnico da Fundação Educacional. É intenção incrementar a área de atuação, implementando mestrado público muito em breve.
Coimbra - A Universidade de Coimbra é uma instituição pública de ensino superior com séculos de experiência em ensino, formação e investigação. Fundada em 1290, foi a primeira e a única universidade de Língua Portuguesa até ao início do século XX, tendo afirmado a sua posição com presença única que reúne tradição, atualidade e inovação, o que se traduziu na classificação como patrimônio mundial pela Unesco em 2013. É a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo.