Foto: Arte
A previsão é que até março a UBS Animal seja inaugurada
O antigo Ambulatório Veterinário Municipal, ligado à Secretaria Municipal de Agroeconomia, vai se tornar um serviço essencial da saúde e ganhará a qualificação de Unidade Básica de Saúde Animal (UBS Animal). O espaço será administrado pela Coordenadoria Especial de Promoção à Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, e vai oferecer serviços de atendimento veterinário e medicação, além de castração de cães e gatos. A previsão é que até o próximo mês de março a UBS Animal seja inaugurada em um novo local dentro do Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha.
O distrito de Córrego do Ouro, na Região Serrana, também vai ganhar uma UBS Animal. Nessa localidade, a previsão de inauguração é até julho deste ano. O objetivo é ofertar serviços veterinários gratuitos e estruturados em localidades onde há necessidade comprovada, o que garante a diminuição do abandono e maus tratos dos animais.
As Unidades terão bases para o serviço do Programa de Castração de Animais, que será oficializado pela administração pública municipal com metas e resultados para efeito de controle populacional de cães e gatos nas áreas estratégicas da cidade, assim como a prevenção de zoonoses.
Os serviços oferecidos pelas unidades atenderão protetores e projetos sociais que ajudam animais e que têm custos com serviços privados. "Essa é uma forma de ajudar aqueles que cuidam dos animais e dependem de doações, pois agora terão serviços públicos disponíveis e não precisarão pagar por eles. O número de animais em situação de rua está intimamente ligado à falta de ofertas de serviços públicos gratuitos", pontuou a Coordenadoria Especial de Promoção à Saúde dos Animais, Pâmela Mussi.