Foto: Ana Chaffin
Governo reforça a fiscalização nas cachoeiras
A pastora Cristiane Maria, da Igreja Nacional do Amor de Deus, foi com um grupo para a cachoeira da localidade de Duas Barras e aprovou a iniciativa do governo em reforçar a fiscalização nas cachoeiras. "Muito bom saber da preocupação do poder público com as nossas belezas naturais. Infelizmente muitas pessoas não têm consciência e podem acabar causando algum dano ao meio ambiente. Agora, com as regras, todos terão que respeitar", observou.
O local tranquilo, cercado de árvores e água fresca atraiu muitas famílias neste sábado, de temperaturas altas. Logo cedo, o motorista Jorge Luiz Gomes foi aproveitar o feriadão com a família. "Esse local é meu refúgio, já frequento a região de Duas Barras há 40 anos. A cada ano percebo que mais pessoas estão escolhendo as cachoeiras para o lazer", falou.
Durante as abordagens, os profissionais que atuaram diretamente nas cachoeiras, orientaram os visitantes quanto a utilização de churrasqueiras, os cuidados com a vegetação e a importância de levar o lixo gerado durante a visitação. Segundo o coordenador de Ordenamento e Eventos da Coordenadoria Geral de Atividades Econômicas e Posturas, Rafael Bartolomeu, neste primeiro dia o trabalho foi tranquilo. "A população compreendeu o zelo da prefeitura com o impacto ambiental que a má utilização destes espaços pode causar", disse.
O coordenador geral de Trânsito, Itaci Indicatti e o Secretário de Ordem Pública, Sebastião Carneiro, que coordenaram as fiscalizações na via de acesso às cachoeiras, garantiram que a operação na manhã deste sábado foi um sucesso e contou com apoio dos motoristas.
Eles garantem, ainda, que com a chegada da temporada de verão, mais pessoas irão buscar as cachoeiras. As abordagens da Operação Verão deste final de semana seguirão até segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, feriado Estadual.
As secretarias envolvidas na operação são as Adjuntas de Segurança, Turismo, Interior, Defesa Civil e Comunicação; Municipais de Ambiente e Sustentabilidade; Mobilidade Urbana, Ordem Pública e Saúde, além da Coordenadoria Geral de Atividades Econômicas e Posturas.
Autorização para entrada de ônibus de turismo na serra
Para que seja autorizado o acesso e a circulação de veículos de turismo na região serrana de Macaé, a pessoa (física ou jurídica) deverá ter seus serviços turísticos cadastrados no Sistema Cadastur no Ministério do Turismo. É determinada a presença de Guia de Turismo Local/Regional do Rio de Janeiro em excursões realizadas no município de Macaé, também com cadastro dos prestadores de serviços turísticos (Cadastur). A documentação do veículo e do condutor devem estar em dia e o transporte deve conter o selo do Cadastur em suas laterais.