O município de Macaé irá realizar neste sábado (21), às 19h, na principal praça do bairro Visconde de Araújo, o terceiro encontro Folia de Reis. Trata-se do festival que reúne dez grupos do Estado do Rio de Janeiro, objetivando resgatar e consolidar a memória popular e o louvor aos santos reis e ao nascimento de Cristo, através da música, dança e versos.
O projeto, que recebe o apoio da prefeitura, através da Fundação Macaé de Cultura, é organizado pelo Núcleo de Resgate Cultural Macaense Reis, localizado no Alto dos Cajueiros. A Folia de Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore, sendo praticada pelos adeptos e simpatizantes no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos, que partiram em uma jornada à procura do menino Jesus Cristo para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.
Como cultura popular, a Folia de Reis também recebe o apoio da Igreja de Santo Antônio e dos comerciantes locais. Durante a cerimônia estarão presentes os grupos Estrela do Oriente (Macaé), Flor do Oriente (Duque de Caxias), Estrela Dalva do Oriente (São Fidelis), Estrela Guia (Casimiro de Abreu), Jornada Estrela da Guia (Campo Grande), Bandeira Flor dos Anjos (São Sebastião do Alto), Estrela do Oriente (Cambuci), Folia Bandeira Estrela Dalva (Manoel de Moraes), Bandeira Estrela Luz do Dia (Macuco) e o Grupo de Cardoso Moreira.
Na programação estão previstos uma Celebração Eucarística, às 19h, na Igreja de Santo Antônio e o cortejo na principal praça do Visconde de Araújo, às 20h, seguindo-se a queima de fogos e as apresentações dos vários grupos. No local, haverá barraquinhas típicas.
O organizador do evento, o flautista, professor e produtor, Jean Macaé conta que durante muitos anos Macaé viveu a Folia de Reis, mas que a manifestação acabou em 1992. Segundo ele, em 2012, um grupo de amigos e simpatizantes, a maioria músicos, resolveu resgatar a Folia. Desde então, transformada em projeto social, acolhe hoje, 13 crianças da comunidade para aprender a tocar instrumentos musicais. "Nossa meta é ensinar alguns instrumentos aos jovens da comunidade, criando novos talentos para que se tenha um maior número de participantes nos próximos anos”, disse Jean Macaé, completando que o evento é sempre celebrado na cidade na véspera do Dia de Santa Cecília, no dia 22 de novembro, padroeira dos músicos.
O grupo Estrela do Oriente, de Macaé, que se formou em 6 de janeiro (Dia de Reis) de 2012, conta hoje com cerca de 40 integrantes de idades entre sete a 75 anos. É uma entidade sem fins lucrativos que fomenta a devoção aos Santos Reis através do ensinamento musical. A sede da Folia de Reis em Macaé fica localizada na Rua Francisco Drumond Sobrinho, n° 24, Alto dos Cajueiros (casa de Martha Maria Chaves Batista) e é aberta a novos músicos que queiram participar. Para mais informações o interessado deve entrar em contato através dos telefones ( 22) 99988-4318 e 2772-3459.
História da Folia de Reis
Trazida para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, a Folia de Reis ainda hoje se mantém viva nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Os foliões passam de casa em casa, revivendo a caminhada dos magos que partiram do Oriente rumo à cidade de Belém em busca do Menino-Deus. Os foliões repetem esse caminho, referendados pelo texto do evangelista Mateus (Mt 2,1-2). É uma festa popular, mas, sobretudo de cunho religioso.