Macaé realizará ações para fomentar o turismo de lazer

29/01/2015 10:51:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Flávio Sardou

Prefeitura incentiva turismo de lazer em um cenário consolidado de negócios

Macaé tem o título de Capital Nacional do Petróleo, porém, a gestão municipal, e representantes da rede hoteleira e de gastronomia já começaram a desenvolver ações para fomentar o turismo de lazer. Nesta semana, o secretário de Comunicação, Antônio Luiz Pinheiro Santos, que representou o prefeito, Dr. Aluízio, recebeu os empresários do setor para traçar metas que irão projetar as vocações turísticas da cidade.

A proposta é elaborar um calendário de eventos do município, desenvolver ações de comunicação que possam divulgar a imagem de Macaé para outras cidades e estados, além de associar as campanhas já existentes como, por exemplo, “#eucurtomacae”, em hotéis, restaurantes e agências de turismo. “A integração com representantes do setor irá aumentar a corrente de valorização e carinho por Macaé, uma cidade que tem serra, lagoa, mar, além de um roteiro cultural enriquecedor. A necessidade agora é estabelecer esse conceito em conjunto com a classe empresarial”, disse o secretário.

A empresária do ramo de hotelaria, Isabel Tunas, destacou que Macaé, assim como o país, em geral, está com dificuldades por conta da crise mundial do petróleo e, por isso, o turismo de negócios está em queda desde o mês de novembro do ano passado. “Nossa taxa de ocupação reduziu 30% em números e mais de 50% em receita. Portanto, a parceria entre o poder público e a iniciativa privada é fundamental para atrairmos turistas da área de lazer e compensarmos esse déficit”, ressaltou Isabel.

Para o empresário de gastronomia Diego Dias, um dos representantes do Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros, a intenção é divulgar eventos que já fazem sucesso com o público interno. Entre eles, Festival de Cultura e Gastronomia de Macaé, Festival da Sardinha e outros. “São iniciativas que já estamos com grande adesão popular, porém, também desejamos atrair o público de outros municípios e, assim, consolidar a cidade como roteiro turístico”, afirmou Diego.

Outra iniciativa, destacada pelo empresário de gastronomia, Renato Martins, é transformar o chorinho em uma marca para o município. “Temos o macaense Benedito Lacerda, um ícone desse gênero, que já é um nome de festival na cidade, mas queremos associá-lo com o nosso setor. A orla dos Cavaleiros está linda e a intenção é realizar ações que irão agregar valor para cidade”, frisou Renato, também do Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros.

O empresário de hotelaria, Marco Maia, falou sobre a importância de criar uma visibilidade do turismo de lazer, durante a 8ª edição da Feira Brasil Offshore, que acontecerá, este ano, entre 23 e 26 de junho, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em Macaé. “É muito importante essa integração no terceiro maior evento do setor, pois podemos traçar estratégicas que irão divulgar nosso potencial turístico de lazer”, explicou.

Já o empresário Ronaldo Moraes, proprietário de uma agência de turismo, ressaltou que as ações também devem reforçar o conceito de que Macaé não é somente uma cidade para trabalho. “Temos vários produtos para oferecer e, inclusive, já tenho recebido interesse de argentinos em visitar o município. Nosso roteiro cultural e a serra macaense são opções muito ricas”, pontuou.


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