Macaé segue com trabalho voltado para Mobilização Social pela Educação

02/09/2015 13:38:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Desenvolvimento individual e social do aluno é trabalhado

Escolas da rede municipal seguem neste mês com ações referentes à proposta do Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação. O objetivo é fortalecer ações e oferecer espaço para reflexões com a sociedade e as famílias de estudantes sobre a educação. Macaé é um dos únicos municípios da região que instituiu o Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação, sempre na última sexta-feira de agosto. A ação segue o Plano Nacional da Educação.

Com as atividades iniciadas na última semana de agosto e que se estendem no mês de setembro, as unidades municipais promovem atividades de sensibilização com a comunidade escolar e sociedade para debater a qualidade do ensino. De acordo com a coordenadora dos Conselhos Escolares, Márcia Correa, as atividades contam com passeatas nas ruas das unidades, diálogos, debates e distribuição de cartilhas sobre a importância do acompanhamento da vida escolar.

Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, os objetivos são fomentar a participação familiar diante da responsabilidade na vida escolar; construir, fomentar e divulgar projetos e ações de mobilização; sensibilizar a sociedade sobre a importância da educação no desenvolvimento individual e social; e divulgar dados sobre a educação.

Transição - A rede municipal se prepara para implantar os Conselhos Escolares. Para isso, as 101 escolas, que funcionam com associações de Apoio à Escola, estão promovendo eleições com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Foram realizadas votações em diversas unidades municipais.

Macaé segue a determinação do Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares. A pasta, segundo Guto Garcia, vai reforçar o trabalho de criação oficial dos conselhos escolares. A associação é um órgão consultivo e de prestação de contas das verbas municipais e federais. As associações são importantes para os diretores, pois contribuem no gerenciamento de verbas do Governo Federal e municipal, por meio do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PDDE).