Foto: Juranir Badaró
Em Macaé, a Secretaria de Saúde oferece a vacina em 34 unidades de saúde
O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (25), o balanço da Campanha Nacional contra a Poliomielite. Os dados apontam que apenas metade das crianças, com idade entre seis meses a menores de cinco anos, foram vacinadas em todo o país. Ainda foi divulgado que a campanha termina no dia 31 de agosto e não será prorrogada.
Em Macaé, a Secretaria de Saúde oferece a vacina em 34 unidades de saúde. Na cidade, já foram imunizados 75% do público alvo. O secretário de Saúde, Pedro Reis, ressaltou que a vacina é a única forma de prevenir a paralisia infantil. "A meta é manter o país livre da poliomielite. Para isso, é importante que pais e responsáveis levem seus filhos ao posto mais próximo de suas residências", alertou.
O último caso de Poliomielite foi registrado no Brasil em 1989. Em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem. Alguns países da África e da Ásia ainda apresentam casos da doença.
Não há contraindicação absoluta à vacina, mas ela deve ser evitada em crianças com infecção aguda e com hipersensibilidade a algum componente. A equipe orienta que os pais compareçam aos postos com a carteira de vacinação da criança.
Pólio - A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral. É altamente contagiosa e afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade. O vírus é transmitido por alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso.