Macaé vai comemorar o Dia Internacional da Mulher

02/03/2015 11:40:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Rui Porto Filho

Praça Veríssimo de Mello será um dos locais que irá receber a programação

Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, comemorado no mundo inteiro em 8 de março, Macaé já se prepara para executar ações que reflitam e discutam o papel da mulher na sociedade atual, objetivando tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. A prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social, prepara vários eventos numa programação que será estendida entre os dias cinco e 16 de março.

- Mesmo com todos os avanços, muitas mulheres ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história – disse a secretária Andrea Meirelles, completando que a Prefeitura de Macaé tem trabalhado nesse sentido com políticas públicas direcionadas à mulher que vive no município.

A programação especial prevê ações que lembram as lutas, as conquistas das mulheres e o reconhecimento do seu valor na sociedade local. São atividades sociais, de saúde, de arte e culturais que estão previstas ao longo dos seis dias de comemoração às lutas femininas e que contam com apoios e parcerias de órgãos públicos e de pessoas engajadas nessa luta. “É válido registrar que a comemoração do Dia Internacional da Mulher é mais que uma simples comemoração ou lembrança, é, na verdade, uma inegável oportunidade para pensar, repensar e organizar as mudanças em benefício da mulher e, consequentemente, de toda a sociedade", pontuou a subsecretária de Política para as Mulheres, Jane Roriz.

Estão participando dos eventos os seguintes parceiros: secretarias municipais de Educação, Saúde (Programa DST/AIDS), de Governo, de Administração e cerimonial do Gabinete; Desenvolvimento Econômico; Fundação Macaé de Cultura (FMC); coordenadoria extraordinária de Igualdade Racial e o Programa Nova Vida, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar, Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN), coordenadoria Extraordinária do Cemeaes, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e CRAS Aeroporto.

HISTÓRIA – A história conta que no dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte-americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Além disso, o dia 24 de fevereiro de 1932 também marcou a história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no Executivo e no Legislativo.



Veja a programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher:

Dia 5 (quinta-feira)


Tarde Interativa - Direitos da Mulher, contribuições africanas na culinária brasileira e oficina de artesanato.

Local: Cras da Aroeira (Rua Luiz Alves Lima e Silva)

Horário: 14h



Dia 9 (segunda-feira)

Ação informativa e oficina de arte - Dialogando na escola com os temas “Perspectiva da juventude”, “Violência contra a mulher”, “Direitos das mulheres”, “Valorização da mulher na sociedade”, “Gravidez na adolescência – DST/AIDS”, “Direitos da criança e do Adolescente”.

Local: Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, na Ajuda de Baixo.

Horário: 9h às 14h.



Dia10 (terça-feira)

Feira de artesanato “Arte Mulher” e apresentação da Orquestra Estudantil da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart).

Local: Praça Veríssimo de Mello.

Horário: 10h às 17h.



Dia: 11 (quarta-feira)

Fórum sobre Políticas para as Mulheres (Análise do I Plano Municipal)

Local: CRAS Aeroporto (Rua Tenente Francisco Pires, próximo Pestalozzi)

Horário: 13h



Dia: 13 (sexta-feira)

Encontro de Mulheres - “Qualidade de vida no trabalho com laboral e dicas nutricionais”; Exposição fotográfica e documental “Mulher vida e trabalho nos registros administrativos da Prefeitura Municipal de Macaé” e atrações culturais com dança e música de mulheres.

Local: Paço Municipal (Avenida Presidente Sodré)

Horário: 15h30h



Dia: 16 (segunda-feira)

Tarde Interativa - Direitos da mulher, contribuições africanas na culinária brasileira, oficinas de artesanato e de beleza (penteados).

Local: CRAS Botafogo (Rua Antonio Bichara)

Horário: 14h.