Foto: Rui Porto Filho
Local, que abrigava a malharia Bariloche, hoje se torna um dos mais completos projetos de assistência pública em saúde
''Acredito que Dona Alba represente os melhores sentimentos. Poucas pessoas olharam para ela e não viram a caridade em pessoa. E isso foi ao longo da sua vida. Associar o espírito de caridade de Dona Alba com o espírito de trabalho que representa a família Carvalho, torna esse lugar imbatível. Caridade e trabalho quando se associam são capazes de mudar uma sociedade, de curar. Esse espaço não é simplesmente assistencial, é um espaço de amor, de cuidado, de carinho e que cada um que entre aqui possa receber um pouco do espírito de Dona Alba e de Dona Sid", disse o prefeito Dr. Aluizio.
Com 5.767 m², o Centro de Especialidades Médicas dispõe de 38 consultórios para atendimento de 27 especialidades médicas.
''Eu e minha equipe estamos aqui para deixar um legado para o município. Foram meses trabalhando nesse sonho que hoje estamos realizando. É um orgulho oferecer um serviço de qualidade à população macaense. Um misto de felicidade e gratidão'', disse emocianada a secretária de saúde, Deusilane Galiza.
O local abrigará também a Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria e uma Farmácia Popular, um presente para a população.
''É maravilhoso esse novo espaço, fácil acesso, na região central da cidade. Todos sabem aonde funcionava a antiga Bariloche", disse a aposentada, Altina Pinheiro, que fez questão de acompanhar a inauguração.
Para Vera Lúcia Brandão, olhar a antiga fábrica, local onde trabalhou, se transformar em um local de assistência médica é emocionante. ''Sou macaense e cresci aqui, trabalhei na antiga Bariloche, e hoje é muito bom ver o que ela se tornou. E, ainda por cima, vou poder desfrutar desse cuidado, perto de casa'', disse a aposentada referindo-se à farmácia popular que, a partir de agora estará mais próxima.
Na solenidade, estavam presentes os familiares das homenageadas Alba Corral e Sid Carvalho, os vereadores Cristiano de Almeida, Luiz Fernando, Marcio Barcelos, Marcio Bittencourt e Nilton Cesar Pereira. Em seu discurso, o vereador e também médico, Dr. Marcio Barcelos, elogiou o local.
"Não existe nenhuma estrutura como essa no Estado do Rio de Janeiro. Que seja um local bem humanizado, porque, além de eficiência é preciso ser humano. Estou gratificado como macaense, por você ter feito isso para essa população'', disse o vereador ao prefeito Dr. Aluizio. Concordando com o colega, o vereador Marcio Bittencourt, afirmou não ver a hora de poder atender no local.
''É um imenso prazer estar aqui hoje. Esse espaço é fantástico. Parabenizo pela execução do projeto e espero atender aqui o mais breve possível", disse o vereador e médico, Dr. Márcio Bittencourt.
O Centro de Especialidades Dona Alba funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. O local contará com atendimento nas especialidade médicas de alergologia, angiologia, cardiologia, cirurgia de cabeça e pescoço, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, hematologia, homeopatia, infectologia, mastologia, naturologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia, pneumologia, proctologia, reumatologia, urologia, ambulatório especializado em obesidade, polo de oncologia. Terá também uma sala para a realização de pequenas cirurgias, cinco salas para a realização de exames diagnósticos como eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, impedanciometria e um centro de imagens com cinco salas para a realização de mamografia, ultrassonografia, ecodoppler, raio x e endoscopia.
Já o Centro de Reabilitação e Práticas Integrativas contará com um ginásio de reabilitação, com 80m², dez salas para atendimento de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, serviço social, auriculoterapia, acupuntura, massoterapia, serviço de ostomia e de órtese e prótese.
Dona Alba
Alba Corral chegou a Macaé na década de 50, com o marido Mário Angel Corral, com quem teve três filhos. Fundaram a fábrica de tecidos Bariloche, indústria que muito empregou, chegando a exportar para a Europa. Foi vereadora e ficou conhecida na cidade por seus trabalhos sociais na Igreja Católica e pelo tratamento humanizado dado aos funcionários que tivessem filhos, especialmente às mulheres.