logo

Matrículas abertas para nova escola de educação infantil

28/05/2019 09:38:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Espaço atenderá cerca de 250 alunos, na faixa de dois a cinco anos

Pais e responsáveis pelos alunos, que estão no cadastro reserva na rede municipal, podem efetuar matrícula até sexta-feira (31) na nova escola Escola Municipal de Educação Infantil Professor José Augusto Abreu Aguiar, que foi inaugurada no último sábado (25). A nova unidade funciona em horário integral, na Rua Francisco Portela, 91, Centro, antigo endereço da Casa da Criança e do Adolescente. O espaço atenderá cerca de 250 alunos, na faixa de dois a cinco anos. As aulas no novo espaço serão iniciadas na segunda-feira (3 de junho).

Serão oferecidas vagas apenas para alunos da Educação Infantil na modalidade de maternal I (2 anos completos até 31 de março de 2019), maternal II (três anos completos até 31 de março de 2019), além de pré I (quatro anos) e pré II (cinco anos). A escola seguirá a abordagem Reggio Emilia, que foca nas competências que as crianças já possuem e que destaca leituras, experiências e imagens, e criando alternativas didáticas baseadas nessa abordagem educacional.

Documentação

Para a matrícula deverão ser apresentados os seguintes documentos (original e cópia): certidão de nascimento, carteira de vacinação atualizada, para Educação Infantil; comprovante de residência (recibo da conta de água, luz ou outra correspondência) e foto 3x4. Também devem ser fornecidos os originais e cópias destes documentos: declaração de escolaridade/protocolo em curso ou histórico escolar; comprovante de residência (recibo da conta de água, luz ou outra correspondência), original do laudo clínico, em se tratando de candidato que necessitar de atendimento educacional especializado, cartão do Bolsa Família, caso o candidato seja beneficiário do programa, além do Cartão do SUS.

Horário especial

Para o inicio das aulas no dia 3 de junho, a unidade de educação infantil irá atender nas duas primeiras semanas em horário diferenciado. O período de adaptação será nos dias 3, 4 e 5 de junho, das 7h30 às 9h30. Já nos dias 6, 7, 10 e 11, das 7h30 às 10h30. Nos dias 12,13 e 14 o atendimento será das 7h30 às 14h30. A adaptação tem como objetivo acolher os alunos e contribuir com a convivência no espaço escolar.

Espaço

Com capacidade para atender 250 alunos no ano letivo de 2020, o espaço conta com 12 salas de aula e espaços específicos para melhor atender ao segmento infantil (sala de leitura, ateliê, sala experimental, sala de vídeo e área de recreação). A área também é dotada de banheiros adaptados, secretaria, espaço de educadores, sala de acolhimento aos responsáveis, sala de estudo e planejamento para professores, refeitório, cozinha para funcionários e área de serviço.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, com a expansão de mais uma unidade do segmento infantil, a Educação de Macaé consegue priorizar a cobertura de 100% os alunos na faixa de dois anos."A meta é o atendimento integral à demanda da rede municipal e ao cadastro reserva de matrícula. Estamos conseguindo universalizar o atendimento às crianças na faixa de dois anos, como é preconizado pelo Ministério da Educação", ressalta.

Pré-matrícula

Já aqueles que recentemente chegaram em Macaé ou são provenientes de outras redes de ensino, interessados nas vagas, podem comparecer na sede da Secretaria de Educação para a pré-matrícula. O setor atende na Rua Vereador Djalma Sales, 591, Novo Botafogo. O processo é voltado para alunos de outras redes de ensino, candidatos que, no ano letivo de 2018, não estiveram matriculados em nenhuma unidade municipal, e desejam ingressar em 2019, além de estudantes, que foram considerados evadidos no ano letivo de 2018.