Foto: Divulgação
Formação iniciada em abril contou com aulas teóricas e práticas
Os médicos alunos dos cursos de capacitação para o atendimento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) participaram, nesta quarta-feira (18), na Cidade Universitária, do último curso, com orientações e técnicas sobre “Via Aérea Difícil’, ministrada pelo médico cardiologista Joel Tavares Passos, que tem experiência em Medicina Intensiva. O objetivo dos cursos é que o município possa credenciar, junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), os leitos que foram ampliados na rede pública para internação nas UTIs do Hospital Público Municipal (HPM) e do Hospital São João Batista, parceiros nesta ação.
Os cursos oferecidos em parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde, começaram em abril, divididos por módulos, com aulas teóricas e práticas.
- A deficiência respiratória é uma emergência e, portanto, exige tempo dependente, ou seja, o que fazer e rápido. A ideia é oferecer tratamento adequado para diminuir a morbidade e a mortalidade para fazer o que a gente mais quer: mais pessoas vivas com qualidade de vida - avaliou o médico professor.
Um dos alunos, Ygor Cangussu, médico residente, considera os cursos essenciais para a sua carreira e para melhorar o atendimento à população.
- Foram cursos muito interessantes porque contribuíram bastante para melhorar a qualidade dos médicos que atuam no município. Excelente iniciativa da prefeitura e ter o médico Joel como professor, um profissional capacitado e de reconhecimento nacional, significa mais conhecimentos para nós e quem ganha é a população com atendimento mais adequado - destacou Cangussu.
Ao todo, foram oferecidos quatro cursos, organizados e elaborados pela equipe da Superintendência Acadêmica da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria de Educação. Cada módulo habilitou cerca de 25 médicos que receberão o certificado emitido pela Secretaria de Ensino Superior.
- A equipe da Superintendência Acadêmica agradece todo o empenho e dedicação dos médicos professores Laila Ertler e Joel Passos pela contribuição que deram para estes cursos serem oferecidos para a formação de médicos do município. Esta foi uma ação da Educação/Saúde tão importante para a população, beneficiada de forma direta com a formação dos médicos e fazendo valer o real papel da educação - disse a superintendente Débora Lacerda.