"Mentes em Ação" fala sobre pânico e ansiedade nesta segunda

12/11/2018 09:47:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Encontro acontece nesta segunda-feira (12), às 17h30, no Auditório Claudio Ulpiano, da Cidade Universitária

O Projeto “Mentes em Ação – Cinema e Debate” vai usar o filme Máfia no Divã, sobre o crime organizado de Nova Iorque com um poderoso chefão à beira de um ataque de nervos, para falar sobre pânico e ansiedade, queixas frequentes nos dias atuais. Será nesta segunda-feira (12), às 17h30, no Auditório Claudio Ulpiano, Bloco A, da Cidade Universitária. A entrada é franca e o público poderá conhecer mais sobre essas questões, tirar suas dúvidas e levar as suas experiências.

Primeiro é exibido o filme e, em seguida, inicia o debate sobre o tema, num total de quatro horas de duração. Os mediadores serão o coordenador do projeto, médico psiquiatra Joelson Tavares Rodrigues, a professora Karla Santacruz, Maria Carolina Faria da Costa e Maria Luísa Santos de Castro. Os interessados em participar devem se inscrever no site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG) formacaomacae.wixsite.com/formacao ou pelo e-mail: cinemaedebate@macae.ufrj.br.

O projeto é destinado a profissionais da saúde e educação, mas a comunidade interessada no tema pode participar. “Mentes em Ação” é da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), implementado em parceria com o CFCG, vinculado à Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, da Secretaria Municipal de Educação. Nasceu para debater com profissionais e a sociedade temas polêmicos que fazem parte do cotidiano das pessoas.

O filme conta a história de um mafioso que ficará frente a frente com um conceituado terapeuta da cidade antes que inimigos descubram que ele está passando por sérios problemas emocionais. Máfia no Divã usa a comédia para tratar, de forma descontraída, de um assunto tão sério. Foi lançado em 1999 e continua bem atual.