Mês do estudante é marcado por Literarte

14/08/2017 14:30:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Alunos da Escola Municipal Sônia Regina conhecem Instituto Nossa Senhora da Glória

O Dia do Estudante foi comemorado na sexta-feira (11) pelos alunos da rede municipal com o Literarte, programação cultural que acontece até o final do mês nos espaços escolares, com trabalhos produzidos pelos mesmos, como parte do calendário letivo.

O tema do Literarte deste ano é "Sobre o lugar onde vivemos". A abordagem destaca a vivência dos alunos em relação ao bairro e ao município. O Literarte revela potencialidades, aguça a criatividade e a habilidade dos alunos. São promovidos teatro, dança, coral, jograis, trabalhos artísticos e gêneros textuais elaborados pelos estudantes nas salas de aula.

Para confecção dos trabalhos, professores e alunos se envolveram em pesquisas e estudos das disciplinas de Geografia, Língua Portuguesa, Artes e Literatura. O projeto, segundo a superintendente de Educação Integrada, Andrea Martins, vai contribuir para o processo de ensino com foco principal na valorização da arte e da cultura.

Alunos visitam patrimônio cultural e histórico do município

A Escola Municipal Sônia Regina de Souza Lapa (Ajuda de Baixo) realizou a programação na semana passada. Os 329 alunos estão envolvidos com passeios em prédios históricos e monumentos como Mercado de Peixes, Praça Veríssimo de Mello, Igreja de Sant'Anna, Solar dos Mellos, Forte Marechal Hermes, Praça da Imbetiba, Sociedade Musical Lira dos Conspiradores e Sociedade Nova Aurora.

O Instituto Nossa Senhora da Glória foi um dos pontos visitados. Na oportunidade, as turmas conheceram o prédio antigo (Bloco A), que um dia fez parte da residência do Visconde de Araújo, proprietário do solar onde funciona o colégio desde julho de 1963. Além disso, professores e estudantes fizeram uma visita guiada pelos demais blocos e instalações da instituição.

De acordo com a diretora adjunta Tainá Seixas, o Literarte se destaca pela importância no processo de ensino. "A cultura contribui com a descoberta de talentos e desenvolvimento de potencialidades", comenta.

O Literarte segue no decorrer desta semana em diversas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Na quinta-feira (17) e na sexta-feira (18) será a vez da unidade Ana Benedicta da Silva Santos. Na quinta-feira, a programação também ocorre na Escola Onilda Maria da Costa e na sexta, na Escola Municipal de Educação Infantil Lia Koop Franco. Seguindo no sábado (19) na Escola Municipal Maria Angélica de Oliveira das Dores. No Colégio Municipal Pedro Adami o projeto vai acontecer no dia 30. No sábado (12), a programação aconteceu nas escolas Maria Letícia Santos Carvalho, Leonel de Moura Brizola e Neusa Goulart.


Fotos Relacionadas