Mobilidade e Bombeiros trocam experiências visando integração

03/05/2016 10:47:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Órgãos públicos são parceiros em diversas operações

Representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana e do 9º Grupamento de Bombeiro Militar de Macaé estão realizando visitas técnicas para troca de experiências. O objetivo dos encontros realizados nas sedes de cada uma das instituições é apresentar as atividades que são realizadas por cada um deles, em especial no que diz respeito aos seus sistemas de comunicação e registro de ocorrência, para que possam agregar novos conhecimentos. A iniciativa pode, inclusive, definir diretrizes comuns a serem trabalhadas futuramente em ações integradas.

A primeira destas visitas aconteceu na sede do 9º GBM para conhecer os sistemas e tecnologias utilizadas para mapeamento, registro e estatísticas. Com a ida à Seção Operacional, foi possível que os membros do setor de Estatística da Mobilidade Urbana conhecessem os processos utilizados pela corporação e também entendessem o mapa de atendimento em tempo real utilizado por eles. Desta forma, é possível pensar em uma metodologia diferenciada para o registro de ocorrências e levantamentos estatísticos.

A iniciativa teve como motivação o fato de os bombeiros terem presença predominante em acidentes com vítimas, já que em muitos destes desastres, somente eles são acionados. E com o acesso também a estes dados, seria possível levantar dados estatísticos ainda mais assertivos.

– O sistema digital de comunicação e o mapeamento utilizado por nós nos permite um fluxo de dados e troca de informações muito eficiente. Mas sempre podemos melhorar nossa metodologia viabilizando mais ferramentas para nos ajudar a otimizar o registro e atendimento às demandas. E por meio dessa integração com instituições como o 9º GBM podemos evoluir nesta questão – explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.

Experiências - Já o segundo encontro aconteceu na sede da Mobilidade Urbana, onde representantes do Grupamento de Bombeiro Militar de Macaé conheceram os métodos utilizados pelo setor de Estatísticas. Além disso, também foram visitadas as instalações do Centro de Controle Operacional (CCO). Foram apresentadas as tecnologias utilizadas pela secretaria com relação ao sistema digital de radiocomunicação digital, o gerenciamento de dados para consultas futuras, utilização do mapeamento pelo sistema de GPS e a possibilidade de integrar a comunicação com outros órgãos, visando realizar operações conjuntas.

O comandante do 9º GBM, tenente-coronel Erick Alves, destacou que o Corpo de Bombeiros em Macaé procura ter uma boa relação e integração com todos os órgãos públicos - há atuações em parceria em diversos eventos. Ao se referir à Mobilidade Urbana, o comandante ainda lembrou que trata-se de um dos órgãos que atua no auxílio nos eventos em via pública.

- Essa parceria contribui bastante com nosso atendimento emergencial à população. A Mobilidade Urbana está ajudando na preservação do local e também da segurança. Quando se faz necessário o desvio ou até mesmo a interrupção do trânsito, ficamos mais à vontade e seguros para atuar diretamente na emergência, solucionando de forma mais rápida e eficaz aquele atendimento – finalizou.