Multinacional chega a Macaé e faz parceria com Trabalho e Renda

01/08/2017 15:26:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Maurício Porão

Prefeitura atua como elo entre empresas e trabalhadores

Aos 43 anos, o eletricista George Toledo é um dos muitos desempregados que estão em busca de uma oportunidade de trabalho. Ele conta que, há cerca de um mês, sua rotina diária mudou e passa horas enviando currículos e se cadastrando para se recolocar no mercado. Nesta terça-feira (1º), ele era um dos concorrentes a 13 vagas de emprego efetivas - com contratação imediata e início ainda esse mês - abertas por uma multinacional prestadora de serviços que está chegando em Macaé. As entrevistas para a seleção prosseguem até sexta-feira (4) na Colônia de Pescadores.

A seleção está sendo feita pela Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda e a expectativa é que, assim que se instalar em Macaé, a empresa crie outras vagas. Estão sendo selecionados eletricistas, profissionais de eletromecânica de refrigeração, limpador, auxiliar, mecânico, supervisor e oficial de manutenção.

A empresa fez o contato com a secretaria, após identificar a área do trabalhador no site da prefeitura. Segundo a secretária de Trabalho e Renda, Ana Lúcia Ribeiro da Conceição, é importante que as empresas façam essa procura espontânea.

- Podem fazer contato por telefone ou e-mail. Devido à demanda ter aumentado muito, e com a publicação e divulgação das vagas do banco de empregos no site e o movimento que isso causa, recebemos ligações de empresas de fora, como essa multinacional, que nos encontrou pelo site da prefeitura. Eles só solicitaram um espaço para fazer as entrevistas e encaminhamos as pessoas cadastradas no banco de dados, com o perfil que eles precisam. A parceria com a Colônia de Pescadores tem sido muito importante para a secretaria - explica a secretária.

Ana Lúcia acrescenta que somente no mês de julho foram abertas novas 269 vagas de emprego, mas já haviam outras oportunidades no banco de dados. Neste mesmo período, 1.219 pessoas foram encaminhadas para entrevistas em empresas. Neste primeiro dia de agosto, 221 vagas ainda estão abertas.

Expectativa para retornar ao trabalho - George Toledo está esperançoso e aprova as ações da secretaria para auxiliar quem está desempregado. "Esse banco de empregos da prefeitura é uma oportunidade e tanto para quem precisa. Eu fui um dos desligados da UTC. E, imediatamente, já me cadastrei no setor de Trabalho e Renda e também em vários lugares da Internet. Já enviei currículos e estou aguardando. Mantemos um grupo com vários profissionais e um vai indicando as vagas da especialidade do outro. Compartilhamos informações. E eu também estou aproveitando esse tempo para me capacitar mais. Estou fazendo meu segundo curso técnico. O mercado de trabalho está exigente e não podemos ficar parados", acredita.