Mutirão de combate à dengue e roedores chega na Ajuda de Cima

27/10/2015 11:34:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

As visitas domiciliares incluem orientações aos moradores e vistorias

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, realizará até quinta-feira (29), um mutirão na Ajuda de Cima, de combate ao mosquito Aedes aegypti - responsável pela transmissão da dengue -, e roedores. O trabalho está sendo desenvolvido por 14 agentes de endemias que estão distribuídos pelo bairro realizando visitas domiciliares e em pontos comerciais.

Durante a atuação, o CCZ realiza um trabalho de eliminação de focos e de orientação com entregas de panfletos explicativos e, no casos necessários, entregando telas de proteção para caixas d´água. "A nossa meta é visitar 1.200 residências e, as que não forem vistoriadas neste período, serão visitadas posteriormente pelos agentes responsáveis pela área", explicou o supervisor de campo, Marcial Soares.

Nesta terça-feira (27), os agentes estiveram em uma borracharia, onde o proprietário recebeu informações dos agentes. No local, no entanto, não foi encontrado nenhum foco do mosquito.

Uma das residências vistoriadas foi da dona de casa, Selma Martins, onde também não encontraram nenhuma irregularidade. "Não possuo plantas e procuro manter o meu quintal limpo, para evitar qualquer problema, já que aqui em casa nunca tivemos dengue", afirmou.

Já em uma outra casa visitada pelos agentes do CCZ foram encontrados focos de mosquito. Segundo Marcial Soares, além de eliminar o possível criadouro, as amostras colhidas são encaminhadas para o laboratório do Centro de Controle de Zoonoses, para análise e verificação se é o Aedes aegypti ou outra espécie de mosquito.

Além da Ajuda de Cima, os trabalhos de combate à dengue também estão sendo realizados esta semana nos bairros Imbetiba, Cajueiros, Morro de São Jorge, Miramar e Bairro da Glória. Outras informações sobre a visita dos agentes de endemias podem ser obtidas no CCZ, localizado à Rua Augusto de Carvalho, 101, no bairro Imbetiba. Os telefones são: (22) 2796-1186 ou 0800-022-6461. O contato também pode ser feito pelo e-mail: cczmacae@yahoo.com.br.


Fotos Relacionadas