Índice de infestação do mosquito da dengue cai em Macaé

28/01/2015 14:00:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Estado de alerta continua e colaboração deve ser de todos

A secretaria de Saúde divulgou nesta terça-feira (27) o resultado do primeiro Levantamento Rápido do Índice para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2015. O índice de infestação do mosquito diminuiu em comparação com o mesmo período do ano passado. Em janeiro de 2014, o índice foi de 4% e agora é de 2,3%. A cidade saiu do risco iminente para o estado de alerta.

A redução do número de casos de dengue no município em 2014 foi de 98% comparado com o ano de 2013.

Dos 105.833 imóveis visitados pelos agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), rotineiramente, por ciclo na cidade, o LIRAa vistoriou uma amostragem de 4121 imóveis, sendo que 94 foram positivos para Aedes aegypti na área urbana. Na área rural foram verificados 239 imóveis e em nenhum foi encontrado larva do mosquito.

De acordo diretor do CCZ, Ramon Bouças, na área urbana os imóveis foram distribuídos em dez estratos, abrangendo 47 localidades. Em 32 foram encontrados focos do vetor da dengue dentro dos imóveis. Os depósitos positivos predominantes no município são do grupo A, ao nível do solo (caixa d’água, tambor, tonel, entre outros), representando 48,6%. O grupo B sucedeu, com depósitos móveis (vasos, frascos com plantas), com 22,9%. Juntos, atingiram 71,5% dos criadouros positivos.

Os demais criadouros foram do grupo A, subgrupo A1(caixa d’água elevada) com 4,6%, grupo C, (tanques, ralos, sanitários) com 18,3%, grupo D, subgrupo D1 (pneus e outros materiais rodantes) com 2,3%, grupo D, subgrupo D2 (lixo, descartáveis, sacolas plásticas, latas) com 2,8%.

Para reduzir, cada vez mais, os índices, a prefeitura desenvolve ações educativas e de mobilização com mutirões e pulverização com carro fumacê. Esta semana os agentes percorrem 12 bairros (Cajueiros, Novo Horizonte, Jardim Santo Antônio, Nova Malvinas, Malvinas, Praia dos Cavaleiros, Nova Esperança, Parque Aeroporto, Engenho da Praia, Sol y Mar, Centro, Visconde).

O Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti é um método simplificado de amostragem que tem por objetivo facilitar a obtenção de informações que contribuam para a avaliação do programa de controle da dengue. O LIRAa tem como proposta descrever o Plano Amostral para estimação dos índices para Aedes aegypti.


Fotos Relacionadas